Polos se reinventam com novas possibilidades de ensino em meio à pandemia

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, os polos de apoio à educação a distância da Uninter não estão mais realizando encontros presenciais. Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de autoridades públicas, a instituição mantém as atividades com os alunos de todas as unidades na modalidade a distância, por meio de videoconferências.

Pensando nisso, os polos de Barracão (PR), Chapecó (SC) e São José do Cedro (SC) decidiram se unir para a realização de dinâmicas online. Com esse intuito, a gestora, os professores, orientadores e alunos, junto com profissionais convidados, passaram a participar de lives semanalmente.

“Nos três polos, eram oferecidas aulas presenciais uma vez por semana com os orientadores para tirar dúvidas sobre os conteúdos, realizar atividades e fortalecer vínculos entre os acadêmicos. E como durante a pandemia não temos mais essa possibilidade, surgiu a ideia das lives para oferecer atividades diferentes e manter os acadêmicos em sintonia com conteúdos diversos de estudo”, conta Andréia Demossi Perin, gestora dos três polos.

Segundo Jiane Riboli, coordenadora acadêmica do polo de Chapecó, os estudantes da unidade que coordena são em sua maioria alunos autodidatas, realizam atividades sem o auxílio dos orientadores e procuram a instituição apenas para sanar dúvidas, retirar atividades e fazer as provas. Portanto, ela diz que as lives foram uma forma que encontraram também de “promover aproximação e deixar a universidade junto deles neste período de pandemia”.

A primeira transmissão aconteceu no dia 15.04.2020, no canal do Youtube Organização e Sistemas Uninter. Com o tema Estratégias e Novas Profissões em Tempos de Crise, o professor Claudio Hernandes, coordenador dos cursos de Processos Gerenciais e Negócios Digitais, comandou o bate-papo com o diretor da Escola de Negócios, Elton Schneider. Estudantes de diferentes cursos dos três polos também puderam participar, contando suas experiências dentro das áreas de atuação.

Durante uma hora e meia, eles questionaram e discutiram vários pontos sobre geração de estratégias nas empresas, tendências do mercado, oscilação de demandas em diferentes nichos e o papel das redes sociais durante a pandemia, entre outros tópicos sobre o assunto. Todos os alunos que estavam acompanhando a conversa em tempo real podiam interagir por meio do chat, dando opiniões e tirando dúvidas sobre a temática.

Aline Wartha, aluna do primeiro período do curso de Coaching e Desenvolvimento Humano, participou da live e diz que esta interação é importante para conhecer outras realidades e formas de enfrentamento do Covid-19. “Cada empresa precisa ter a capacidade de enxergar suas capacidades, suas demandas e formas de não parar ou não ficar para trás. As redes sociais hoje são as ferramentas mais importantes para a empresa manter-se na visibilidade de seus clientes”, comenta a estudante, que também é gerente de uma clínica odontológica.

No dia 22.04.2020 foi realizada outra transmissão pelo YouTube, desta vez no canal do Curso de Marketing Digital Uninter, com o tema Marketing Digital em Tempos de Corona. Os professores Achiles Junior, coordenador do curso de Marketing Digital, e Claudio Hernandes apresentaram vários tópicos relacionados à influência da pandemia na vida econômica, social e particular das pessoas.

Com a participação de egressos e alunos dos cursos de Marketing Digital e Ciências Contábeis, eles debateram sobre características e tendências direcionadas a reações do mercado ao Covid-19, refletindo também sobre o que esperar após este momento.

Além das transmissões pelo site de streaming, nos dias 14 e 24.04.2020 aconteceram lives voltadas para a área de Educação Física nos perfis do Instagram dos polos de São José do Cedro e Barracão. A primeira abordou o tema “O profissional de educação física e a constante arte de se reinventar”, já a última contou com um bate-papo sobre “As tendências de 2020 e a constante arte de se reinventar como educador físico”. Ambas foram conduzidas pela gestora Andréia Demossi Perin e contaram com a participação do personal trainer Arlei Fedrizzi, que pôde explanar sobre os assuntos no contexto atual do isolamento social.

Segundo Fedrizzi, a expectativa dele como profissional era poder levar um pouco da experiência que tem para os estudantes, mostrando oportunidades diante dos desafios que se enfrentam em meio à atual crise, abordando a atuação no ambiente escolar, dentro das academias e também no esporte.

“É importante o conhecimento técnico e prático, a questão de como a nossa área evoluiu e está evoluindo. É importante a promoção de conteúdos e ferramentas, mostrar para eles que mesmo em tempos de dificuldade a gente pode estar gerando oportunidades. É um momento de conhecimento, de ver que existem muitas possibilidades dentro da nossa área, um leque muito grande, basta correr atrás disso”, explica o educador.

Com a boa repercussão e ótimo feedback que tem recebido dos alunos, Andréia fala em manter uma frequência de transmissões não só até o fim da quarentena, na qual os alunos não podem ter o contato presencial, mas também para depois da pandemia. “Os alunos têm gostado e participado. Isso nos motiva a continuar pensando sempre em novas oportunidades de aprendizagens”, finaliza a gestora.

As transmissões ao vivo pelo Instagram só ficam disponíveis por 24 horas. Os interessados podem acompanhar o anúncio de novos temas e datas, tanto das lives programadas para a rede social quanto para o youtube, pelos perfis dos polos: @uninterbarracao e @unintercedro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *