Polo de Santa Cruz do Sul promove iniciativa para conhecer acadêmicos empreendedores

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

Para empreender e conquistar espaço na área de negócios, é fundamental ter um alvo bem definido. O empreendedor precisa conhecer muito bem seu setor de atuação, ser criativo para superar obstáculos, ter visão estratégica, disposição e otimismo. É necessário ter foco no resultado, capacidade de persuasão, responsabilidade e habilidades interpessoais. Todas essas competências aliadas ao perfil de liderança fazem parte do “pacote empreendedor”.

De acordo com estudo realizado pelo SEBRAE em março de 2020, as micro e pequenas empresas (MPEs) têm cerca de 30% de participação na economia nacional. Entre os anos de 2006 a 2019, o setor foi responsável pela criação de 13,5 milhões de empregos. Além disso, pesquisas anuais do IBGE apontam que essas empresas são responsáveis por cerca de metade dos postos de trabalho com carteira assinada no país.

Atento às necessidades de formação profissional e acadêmica de novos empreendedores, o polo de Santa Cruz do Sul (RS) iniciou em setembro desse ano um projeto chamado “Série Acadêmicos Empreendedores”. A proposta é de compartilhar histórias inspiradoras de acadêmicos da Uninter que empreenderam e construíram novos caminhos profissionais.  As entrevistas são realizadas por Mônica Eliza Malacarne, coordenadora acadêmica, e transmitidas no canal do polo no Youtube.

“Cultivar uma atitude empreendedora durante a graduação é, acima de tudo, perceber que os saberes teóricos dão subsídios para as ações práticas no cotidiano. Observamos muitos acadêmicos empreendendo durante a graduação, em novos negócios ou inovando em empresas e instituições em que são colaboradores”, explica a coordenadora.

A primeira convidada foi Aline Timm, em 24.set.2020 (assista aqui), egressa do curso de Gestão de Recursos Humanos, e atualmente estudante de Liderança e Coaching na Uninter. Aline é Gerente de Unidade de Negócios do McDonald’s em Santa Maria (RS), mas também já morou e trabalhou em Santa Cruz do Sul (RS). Aline, 31 anos, trabalha desde os 15 anos de idade na rede de fast-food.

Administrar o tempo nos estudos, na carreira e na vida pessoal foi um desafio para a egressa, que hoje percebe como a graduação fez diferença na sua vida: “Eu consegui colocar em prática, identificar as pessoas e passar os objetivos de formas diferentes, de acordo com cada personalidade. Poder aprender e melhorar, se profundar para lidar com gestão de pessoas”, explica.

Mônica destaca que a flexibilidade na organização dos estudos é essencial para o público que precisa trabalhar. “A educação a distância vai montar um quebra-cabeça na vida da pessoa e você vai conseguir encaixar dentro da rotina: o processo de leitura e fazer as rotas de aprendizagem. Democratizar o ensino na questão financeira e na gestão do tempo, justamente trazer a educação para todos”, afirma.

Erika Gisele Lotz, docente do curso de Liderança e Coaching na Uninter, explica a importância do desenvolvimento de competências durante a formação acadêmica: “É fato que muitos estudantes possuem este perfil de liderança e outros encontram nos desafios impostos pela vida as oportunidades de desenvolver essas habilidades. O universo acadêmico é muito rico em oportunidades para descobrir, desenvolver e fortalecer as habilidades de liderança, habilidades essas extremamente valorizadas no mundo do trabalho e vitais para o sucesso nos negócios”.

No dia 20.out.2020 a conversa foi com a aluna e empreendedora Ana Paula de Oliveira Corrêa, estudante de Bacharelado em Relações Internacionais da Uninter, que também abriu um negócio recentemente. Dessa vez, a entrevista foi pela página do Instagram do polo de Santa Cruz do Sul (assista aqui).

Nesse período de isolamento social, Ana Paula procurou um hobby para se acalmar. Ela comenta que sempre foi uma pessoa acelerada, e os trabalhos artesanais ajudam a diminuir o ritmo. Assim ela descobriu o mundo da saboaria: cheiros, cores e sensações. Pesquisou mais sobre o assunto e adquiriu matérias-primas, começando a produzir seus sabonetes.

De início, a produção era somente para familiares e amigos próximos. Mas ao longo dos primeiros meses, o negócio começou a se expandir e a estudante tornou o hobby em um empreendimento na área de beleza, cosméticos e cuidados pessoais. Seu objetivo é promover o bem-estar das pessoas com produtos naturais que despertam a memória afetiva e olfativa.

Ana Paula falou, durante sua entrevista, sobre o futuro desse empreendimento: “Não quero que se torne um produto em larga escala, que perca seu caráter artesanal. O produto é personalizado, feito manualmente. Eu penso em trazer produtos internacionais para produzir aqui e acrescentar um toque mais exclusivo”, diz a estudante.

E o programa já teve mais um bate-papo inspirador, dessa vez com Luiza Pereira de Freitas, estudante de Administração da Uninter do polo de Santa Cruz do Sul. Ela contou sua trajetória no empreendedorismo no último dia 05.nov.2020, em entrevista transmitida ao vivo pelo canal do polo no Youtube.

Neste ano, Luiza abriu um empreendimento no setor de alimentação, o La Mafia das Massas, em Arroio do Meio (RS), município que fica a 60 Km de distância de Santa Cruz. A aposta é no delivery e na utilização do marketing digital para conectar seu negócio aos clientes. O cardápio é baseado na culinária italiana, e oferece risoto, lasanha, empadão, escondidinho, panqueca, além de massas congeladas e outros pratos. Luiza tem uma rotina muito atribulada, pois além de cursar Administração e administrar a loja de massas, a estudante também trabalha em uma loja de confecções.

“A pandemia trouxe coisas ruins. Mas é no momento da crise que se consegue dar a volta por cima. Não é fácil, mas é o que vai fazer a diferença da sua vida. Quem tem desejo, quem quer ser empreendedor, começa em casa, não deixe de aproveitar as oportunidades”, conclui Luiza.

Para acompanhar os próximos eventos da “Série Acadêmicos Empreendedores”, siga o canal do Youtube Uninter Polo Santa Cruz. O programa é transmitido ao vivo a cada quinze dias (terças-feiras ou quintas-feiras), a partir das 19h30.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *