Pesquisa da Uninter premia egresso com curso de pós-graduação

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A Uninter entregou o prêmio da Campanha na Trilha do Saber, em 26 de setembro de 2022, ao egresso do bacharelado em Ciências Contábeis Jorge Antonio Vaz. O contemplado assinou presencialmente, no campus Divina Providência, em Curitiba (PR), o recebimento de uma bolsa de 100% de desconto em qualquer curso de pós-graduação lato sensu da instituição. A campanha se deu em pesquisa realizada pelos departamentos de Egressos e Carreiras e da CPA (Comissão Própria de Avaliação) do centro universitário, visando dimensionar aspectos como inserção profissional no mercado de trabalho e perfis socioeconômicos dos egressos da Uninter.

As pesquisas são realizadas anualmente, divididas em duas etapas: uma voltada para egressos de graduação e outra para ex-alunos de pós-graduação. A última avaliação de graduação foi encaminhada a egressos dos últimos cinco anos, reunindo cerca de 110 mil profissionais, entre 1º e 14 de agosto. Com um público de 4.655 respondentes, os resultados da pesquisa, consolidados em 16 de setembro de 2022, permitem à instituição aferir o nível de qualidade da educação ofertada aos alunos de acordo com sua atuação no mercado de trabalho, especialmente em áreas correlatas aos cursos.

“Percebemos que esses alunos egressos tem uma quantidade expressiva dele que vão para a formação continuada, que estão realizando uma pós-graduação ou já concluíram uma pós-graduação após a conclusão do curso de graduação que eles tiveram conosco. Isso se dá em 36% das respostas, que é um bom contingente de ex-alunos, que ingressaram em cursos de pós”, cita o presidente da CPA, Hélio Lechinewski. “Podemos destacar também em relação aos números a quantidade de alunos que fazem a graduação próxima da área de atuação [profissional] em que eles estão. Boa parte dos nossos alunos fazem o curso ainda enquanto estão trabalhando. Cerca de 74% do nosso alunado que faz curso de graduação a faz concomitantemente com a atividade laboral, e o curso que eles realizam está diretamente ligado à atividade profissional que eles estão exercendo. A gente entende isso como um incremento que eles terão na carreira a partir do momento que concluem o curso.”

Esse foi o caso de Jorge. Analista de negócios e contador com atuação em Curitiba e Guaratuba (PR), ele ingressou na Uninter em 2015, quando já possuía dez anos de experiência com controladoria e finanças. O apreço pela qualidade da formação e a flexibilidade da educação a distância em relação à carga horária profissional fizeram com que ele continuasse no centro universitário ao término da graduação, cursando a pós-graduação MBA (Master of Business Administration) em Contabilidade, Auditoria e Controladoria, concluída em 2020.

“Como eu estava num estágio da vida de trabalhar mais e mais, acabava ficando bem difícil conciliar uma graduação presencial [com o trabalho], e a EAD da Uninter me deu a possibilidade de conseguir organizar meus horários”, comenta Jorge. “Se não fosse a EAD, se eu não tivesse tido essa experiência, provavelmente eu não teria a capacidade e o tempo de conseguir fazer essa graduação.”

As formações na Uninter permitiram a Jorge a conquista do exame de suficiência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), como auditor independente e perito contábil. Em processo de migração para o Canadá, o aluno comenta que a fácil validação do diploma com o CPA (Chartered Professional Accountants, ou Contabilistas Profissionais Certificados do Canadá, em tradução livre) o surpreendeu positivamente. “A Uninter tem um convênio muito bom com as entidades de credenciamento lá do Canadá, e foi um processo extremamente rápido e tranquilo”, explica o contador.

A coordenadora do bacharelado em Ciências Contábeis, Neide Borscheid Mayer, reconhece o nível de exigência de tais exames e o desempenho dos profissionais formados pela Uninter, com um índice de notas superior à média nacional das provas do CFC.

“Diferente do que muitas pessoas acham, que o ensino a distância deixa o estudante isolado e sozinho, aqui é o oposto. Quanto mais próximos nós estivermos, tanto de nossos discentes quanto dos egressos, melhor, porque a gente vai acompanhando e validando que a qualidade de ensino que propomos no curso de fato está gerando resultado para os nossos egressos no mercado profissional”, salienta. “O que nós passamos como um dos valores aos nossos egressos é que a graduação é essencial para ele se inserir adequadamente no mercado profissional, mas que ele precisa buscar constantemente essa formação complementar, que é o que justamente está levando o Jorge agora para uma experiência internacional.”

Ainda participaram da cerimônia de entrega o reitor Benhur Gaio, o pró-reitor de graduação Rodrigo Berté e o gestor da Central de Carreiras e do Departamento de Egressos, Sidney Lara.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Jornalista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *