Palestra sobre Teosofia no UNINTER promove reflexão

Ricardo Lindemann, atual presidente da Sociedade Teosófica do Brasil, foi convidado para ministrar uma palestra no Campus Garcez do Centro Universitário Internacional UNINTER, no dia 13 de junho. O evento foi promovido pelo departamento de Extensão da instituição.

A Teosofia tem por finalidade estudar e fazer um comparativo das religiões e dos fenômenos ocultos do homem e da natureza. O tema apresentado, Múltiplos caminhos levam ao Uno, promoveu a reflexão sobre o sentido da palavra religião e do termo religiosidade. O palestrante iniciou apresentando ambas como provenientes da palavra em latim religare, que quer dizer religação, referindo-se a uma nova possibilidade de ligação entre o homem e Deus. Lindemann apresentou para os participantes as diferenças da temática entre tradições religiosas ocidentais e orientais. O yoga, por exemplo, que faz parte do Hinduísmo, apresenta diferentes conceitos para cada vertente apresentada. Temos a Yoga da Ação (Karma-Yoga), Yoga da Devoção (Bhakti-Yoga) e Yoga do Conhecimento (Jnana-Yoga), que permite uma busca individual de qual caminho cada pessoa almeja percorrer dentro da religiosidade escolhida.

“Entendo que o encontro em questão foi deveras importante para manter inspirada a convivência da comunidade acadêmica com a comunidade em geral. A reflexão sobre questões essenciais da existência humana é o mote para a transformação individual e coletiva”, disse o vice-coordenador da Sociedade Teosófica do Brasil, Otávio Ernesto Marchesini.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *