Palestra no Museu da Vida aborda Atividades da Vida Diária para idosos

Autor: Barbara Carvalho – Jornalista

Acontece neste sábado (30 de março), das 14h às 16h, a segunda ação do Circuito Comunidade: encontros intergeracionais. Nesta edição, o tema a ser debatido será “Envelhecimento e a importância das Atividades de Vida Diária (AVDs)”, em palestra ministrada pelos professores Maria Caroline Waldrigues, Patrícia Candiotto e Reuber Sousa.

O Circuito Comunidade é uma parceria entre cursos de tecnologia e bacharelado em Gerontologia da Uninter com o Museu da Vida e a Pastoral da Criança. O principal objetivo do projeto é estreitar os laços entre as gerações intergeracionais na família e na comunidade para proporcionar um ambiente saudável e mais inclusivo para a pessoa idosa.

Quando se trata do público da terceira idade, as Atividades de Vida Diária (AVD’s), classificação utilizada na área da saúde e assistência social, se tornam relevantes ao abordar tarefas e atividades necessárias para viver de forma independente e funcional.

“Para as pessoas idosas, as Atividades de Vida Diária desempenham um papel crucial na manutenção da independência e da qualidade de vida. As AVDs podem ser classificadas em básicas, instrumentais e avançadas, e, para os idosos, essas categorias podem se sobrepor, variando conforme a saúde e as capacidades individuais”, explica Maria Caroline.

A primeira edição, que aconteceu em 24 de fevereiro, abordou o tema “Vamos conversar sobre a década do envelhecimento e intergeracionalidade?” e contou com a participação de apoiadores do projeto, como Susanne Betioli (coordenadora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Aben/PR), José Macedo Caron Jr. (diretor administrativo da associação civil Socorro aos Necessitados), e a diretora do Museu da Vida, Erica dos Santos.

“Durante esse encontro inaugural, apresentamos o projeto acadêmico, os parceiros e apoiadores e realizamos dinâmicas com o objetivo de garantir a participação ativa das pessoas com mais de 60 anos. Dessa forma, neste projeto, além de buscar formas de empoderar e integrar os idosos em nossa comunidade, comprometemo-nos também em criar espaços que promovam o autoconhecimento, a autoestima e o respeito próprio, assim como fornecer informações e conhecimentos nas áreas da saúde e do direito”, finaliza Maria Caroline.

O encontro, que é realizado todo último sábado do mês, conta com o apoio do Departamento Científico de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção do Paraná (DCEG – ABEN/PR), a Associação Civil Socorro aos Necessitados, Secretaria do Estado do Paraná (SESA/PR) e da Escola Infantil Brincantes e Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA). As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link.

Serviço

Local: Museu da Vida (Rua Jacarezinho, 1691 – Bairro Mercês)

Quando: 30 de março de 2024.

Horário: 14h às 16h

Valor: gratuito

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Jornalista
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *