Os planos de Berté à frente da Pró-reitoria de Graduação

Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo

O professor Rodrigo Berté assumiu no dia 1º de novembro o cargo de pró-reitor de graduação da Uninter. Agora, auxilia o reitor Benhur Gaio à frente das seis escolas superiores da instituição e da Unintertech, a escola de formação técnica e profissional. Berté falou dos planos na pró-reitoria durante o programa Atualidades da Educação, conduzido na Rádio Uninter pelo decano da Uninter, Alvino Moser.

Entre as suas primeiras conversas com Benhur Gaio, surgiu a ideia de investir na saúde mental no processo institucional. Segundo Berté, estão previstas a criação de uma pequena horta comunitária e um local semelhante ao cantinho do chá. “Neste último, conseguiremos conversar com as pessoas. Trazer essa questão da humanização para dentro da instituição é muito importante”, destaca o pró-reitor.

Apesar do planejamento, Berté não deixa de vislumbrar um dos pontos mais presentes em sua fala: a experiência. Ele acredita que há necessidade de experienciar algo antes de pô-lo em prática, missão que ele pretende levar à risca à frente da pró-reitoria da graduação. Por isso, é cauteloso e revela que quer ouvir mais. “Coisa que qualquer centro universitário deve buscar, caso queira melhorias contínuas”, complementa.

Em linhas gerais, nessa nova gestão da pró-reitoria da graduação, os projetos iniciais previstos são a certificação por competência e, para o próximo ano, a renovação de reconhecimento educacional, bem como as avaliações de outras graduações que ainda não passaram por este processo. Além, é claro, de promover a abertura de novos cursos.

Berté também não descarta parcerias com os países vizinhos. “Nós também temos de ter o olhar latino-americano de coisas que podem ser comuns, como o Parque Nacional do Iguaçu. Uma das questões que converso muito com o reitor é de alicerçarmos esse processo de informações, de experiência que podem servir tanto para lá quanto para cá, porque acho que esse é o grande trabalho que um centro universitário faz”.

Além de abordar os planos e projetos, Rodrigo Berté comentou sobre diversos outros assuntos no programa do decano Alvino Moser. Você pode assistir à transmissão completa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo CNU


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *