Os dilemas da globalização com o impacto da pandemia

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

A globalização é o fenômeno de integração dos países a nível mundial. Essa aglutinação é produto do capitalismo, sendo um processo que vem se desenvolvendo ao longo do tempo e que, de certa forma, é planejado para a união mundial dos comércios.

“São transformações socioeconômicas, mas também culturais que as sociedades vêm atravessando ao longo do tempo. Hoje a gente tem uma globalização muito intensa, que podemos colocar como estágio máximo da internacionalização, de empresas e comercio de serviços, e isso acaba impactando a cultura dos países, a sociedade, o trabalho e em vários aspectos”, explica a doutora em Ciência Política e professora da Uninter Karolina Roeder.

A globalização não está presente de forma igualitária em todos os países. O capitalismo é um sistema que necessariamente tem os países que perdem e os que ganham mais. Um exemplo é o da empresa Nike, que tem a sua sede em países mais ricos, mas as fábricas em países subdesenvolvidos. A estratégia é de penetrar em países com empregos menos profissionalizados, menos especializados, com mão de obra mais barata e menores incentivos fiscais.

Esses benefícios e malefícios levaram ao desejo de alguns países de se “desglobalizarem”, muito devido à pandemia. Durante o período, os Estados nacionais sentiram que é um problema ser dependente de insumos e de produtos dos outros países. Outro exemplo é a guerra atual entre Rússia e Ucrânia, que demonstrou como a Europa é dependente do petróleo e gás russo.

Outro ponto que pesa na desglobalização é o impacto que os países têm sofrido com as mudanças industriais, a saída das indústrias dessas economias. Segundo a professora, é difícil bancar esse recuo, mas existe a intenção e a necessidade de uma maior nacionalização das indústrias e dos empregos. O que é pobre, rico, subdesenvolvido, desenvolvido e periférico precisa ficar claro no processo da globalização.

Karolina Roeder foi a convidada do programa F5, apresentado por Guilherme Lemermeier em 20 de maio de 2022. O episódio pode ser conferido no canal do YouTube da Escola Politécnica Uninter neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *