Oportunidade de trabalho existe mesmo na crise

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

Superado o desafio da formação superior, tem início o desafio do mercado de trabalho. Não é fácil manter o ânimo diante de uma conjuntura de crise e desemprego. Mas as oportunidades existem mesmo no pior dos cenários, como enfatizaram quatro expoentes da comunicação convidados a falar na aula magna dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, nesta quinta-feira (23).

O jornalista Wilson Soler, da RPC-TV, e o publicitário Anderson Souza, da Rede Massa, trataram das oportunidades do mercado de trabalho aos alunos das turmas da manhã. Para as turmas da noite, a injeção de ânimo ficou por conta do jornalista Guilherme Rivaroli, apresentador da RIC-TV, e da publicitária Camila Cararo, da RPC-TV.

Egresso do curso de jornalismo da Uninter, Rivaroli apresentou dados sobre as opções profissionais na área da comunicação, como em assessoria de imprensa, jornalismo de gastronomia, portais de notícias atrelados ou não a veículos tradicionais, televisão e rádio. Rivaroli enfatizou a importância da leitura para quem almeja ser um bom jornalista. “Ler, a despeito de qualquer coisa, é inerente à nossa profissão. Tem que gostar de ler”, salienta o apresentador.

Sobre o mercado publicitário, Camilla destacou a tendência de regionalizar o conteúdo como forma de estreitar a relação com o público e ilustrou sua fala com apresentações de campanhas desenvolvidas pela equipe que trabalha com ela na emissora. As expressões “fazer diferente” e “inovar” foram consenso entre Rivaroli e Camila durante a aula magna.

Segundo eles, este será o diferencial de quem busca uma oportunidade no jornalismo e na publicidade. “Precisamos encontrar um jeito de novo de contar as mesmas histórias para o público que absorve a notícia de uma forma diferente de antes. Hoje é por streaming [distribuição de conteúdo em pacotes numa rede], on demand [sob encomenda]. Não é somente pelo broadcast que a gente conhece, rádio e televisão convencional. Temos que aprender essa linguagem”, enfatizou o jornalista.

“Na faculdade se pensa muito em trabalhar em agência, mas existem outros mercados. Eu me encontrei no audiovisual”, diz Camilla. Ela destacou a importância de se engajar na busca de estágio, mesmo que sem remuneração. O importante é ter experiência com todas as possibilidades que a publicidade oferece.

Novidades nos cursos

Durante a aula magna, o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Schneider, anunciou novidades. “Senha do pacote Adobe para todos os alunos de Jornalismo e Publicidade. Calouros e veteranos, de todas as modalidades”, informou.

A lista com o registro de todos os alunos foi enviada para cadastro no setor de Tecnologia da Informação da Uninter. Os procedimentos para instalação serão informados a partir de 6 de março. O diretor explicou novamente que os calouros da modalidade quadrimestral irão receber no começo do ano que vem um kit com câmera digital, tripé e acessórios. Os alunos da modalidade semestral também terão acesso ao pacote Adobe.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *