Observatório de Segurança Viária completa 10 anos e certifica novos observadores

Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação Acadêmica

Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) acaba de completar 10 anos. A entidade sem fins lucrativos desenvolve atividades, pesquisas e conteúdo informativo para a redução dos índices de acidentes no Brasil. A cerimônia de comemoração ocorreu no Teatro do Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, em São Paulo, no dia 30 de setembro.

O professor Valdilson Lopes, tutor do curso de Gestão em Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter, participou do encontro que tratou de um panorama histórico do Observatório e projetos realizados ao longo de uma década. Além disso, ele é um observador certificado.

Lopes relata a oportunidade de reencontrar com os alunos e egressos do curso de Gestão em Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter e também a possibilidade de estar próximo de observadores certificados desenvolvendo suas atividades voltadas para gestão, mobilidade e segurança viária.

O professor é um observador certificado pelo ONSV e em 2021 foi o representante da entidade no Paraná em uma das maiores campanhas de trânsito do mundo, o Maio Amarelo. “O Observatório vem lutando incansavelmente pela redução no número de mortos por sinistros de trânsito”, destaca.

Estudantes do curso de Gestão em Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter de diferentes regiões do país compareceram ao evento comemorativo dos 10 anos do ONSV para receber a certificação da 7ª turma de observadores. Ao todo, quatro alunos são observadores certificados. Entre eles estavam os alunos Dorival Mariano e Gisele Almeida.

Mariano tem 30 anos de experiência na área de segurança pública e tem colocado em prática o aprendizado da graduação, tanto que tem uma iniciativa de aulas gratuitas de direção defensiva em Taubaté (SP), onde mora. “Me sinto honrado em fazer parte de mais um grupo. Nós somos ‘observatorianos’. Além do conhecimento, tão cedo eu não esperava conhecer pessoalmente o professor Valdilson Lopes. É muito gratificante, valoroso”, diz o estudante.

Gisele é instrutora de um centro de formação de condutores (CFC) de São Paulo. Para ela, é preciso salvar vidas no trânsito, não se trata de simplesmente entrar no carro e dirigir. O trânsito é muito mais do que isso. Segundo ela, com a troca de experiências é possível reverter o quadro estatístico com alto número de acidentes no Brasil.

Sobre o evento, ela diz que uniu pessoas que tem o mesmo propósito para modificar a sociedade. “Foi mágico. Quando cheguei e vi o professor Valdilson, tive de me conter. São pessoas que agregam valor à minha vida profissional. O trânsito modificou a minha vida”, comenta Gisele.

Valdilson Lopes se emocionou ao ouvir o relato dos alunos sobre o curso, que ele ajudou a planejar com muito esmero junto com o coordenador, Gerson Luiz Buczenko, e a diretora da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Débora Veneral. “Dos nossos alunos, trago um abraço e mensagens de gratidão para toda a família Uninter que contribui com o processo de formação e transformação social”, diz Lopes.

No encontro, também compareceram o diretor-presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho, o vice-presidente da entidade, Mauro Gil Meger, e o diretor de assuntos estratégicos, Jamil Megid Júnior. O evento contou ainda com a presença do secretário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcello da Costa, e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro.

Para celebrar os 10 anos do ONSV também foi realizada uma transmissão ao vivo pela Rádio Uninter no dia 8 de outubro. Para assistir, clique aqui.

Oficina de Renainf

Valdilson Lopes também participou do fórum permanente dos órgãos executivos de trânsito dos municípios, que ocorreu no dia 29 de outubro em Indaiatuba (SP). Ali, acompanhou uma oficina sobre o Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), realizada pelo diretor do Denatran, Frederico de Moura Carneiro.

Na ocasião, Carneiro recebeu de presente o livro Educação para o trânsito e prevenção de acidentes, da Editora InterSaberes, de autoria de Valdilson Lopes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Valdilson Lopes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *