O que o pior empreendedor do mundo tem a nos ensinar?

Autor: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo

O sonho de ter um negócio próprio já passou pela cabeça de muita gente. Ser o seu “próprio patrão”, fazer aquilo que gosta, são alguns dos pensamentos que levam alguém a tentar abrir seu próprio empreendimento e se aventurar no mundo dos negócios.

Mas será que é fácil empreender no Brasil?

Segundo o relatório anual de 2017 do Global Entrepreneurship Research Association (GERA), em parceria com o Sebrae, em 2017 a taxa total de empreendedorismo no Brasil foi de 36,4%. Ou seja, de cada 100 brasileiros, aproximadamente 36 estavam envolvidos em algum tipo de atividade relacionada com o empreendedorismo. Em números totais, quase 50 milhões de brasileiros empreendem de alguma forma.

Mas isto não significa que quem empreende no Brasil tem vida fácil. O aluno Matheus Von Biveniczko Tomio sabe muito bem como a vida do empreendedor é repleta de desafios.

Estudante do curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital da Uninter, no dia 18 de julho Matheus apresentou, no auditório do campus Divina, em Curitiba (PR), a palestra “O pior empreendedor do mundo”. Estiveram presentes alunos do curso de Administração, que puderam entender o que é e como funciona uma startup.

Matheus falou sobre a sua falta de sucesso em várias tentativas de negócios que teve no passado. O objetivo da palestra é olhar para o tema de forma descontraída, aprender com os erros de quem já passou por diversas etapas do caminho do empreendedorismo e, assim, ter uma noção mais realista do assunto.

“Muitos administradores saem formados da universidade mas não têm noção desse sistema de empreendedorismo, seria interessante que os estudantes testassem o sistema de startup para ver como tudo funciona e pudessem sair do curso como um profissional melhor”, diz Matheus.

A palestra de Matheus já foi apresentada em várias regionais do Sebrae no Paraná, o que motivou a Uninter a convidá-lo. Ele pretende lançar em breve um outro evento, a palestra “O melhor empreendedor de marketing”, em que falará sobre seus sucessos na área.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *