Concurso Cultural - Egresso

O poder da comunicação usado para fazer o bem

Autor: Rebeca Paixão dos Santos – Ciência Política (São João Del Rei – MG)

Vou contar para vocês uma história de superação, persistência e inspiração. Conheci o Rodrigo Santos através do Youtube, uma rede social de vídeos famosa no mundo todo. E foi por conta dos conteúdos produzidos por ele que resolvi ingressar na Uninter, e imagino que muitas outras pessoas também, o que é tão inspirador.

Seu canal no Youtube, Pensando Hoje, conta com vários vídeos, e na maioria deles se fala sobre algo que nós estudantes da Uninter vivenciamos diariamente: como é estudar na modalidade a distância (EaD).

A EaD hoje se tornou fundamental para a educação no Brasil, pois muitos adultos não têm tempo ou oportunidade de frequentar uma universidade presencialmente. Essa modalidade de ensino torna o aprendizado mais democrático e acessível para todos. Sabemos que conhecimento é um direito universal, e sabemos que sem conhecimento somos rasos. Precisamos aprender mais, sempre nos questionar, buscar aprofundar conhecimentos sobre nossas curiosidades e até mesmo nossas intuições. Para isso, é necessário adquirir técnica e senso crítico em todas as ações.

Rodrigo é hoje um youtuber de sucesso. Nordestino, nasceu e viveu até os seus 15 anos em Ilhéus – BA. Então sua mãe teve que se mudar para outro país, a Suíça, e ele foi junto. Acabou concluindo o ensino médio no país europeu e em seguida fez faculdade de Artes Visuais, na HEAD Genève. Mas, conta ele, seu interesse verdadeiro era pela área de marketing, e o desejo de estudar algo nessa área ficou guardado.

Depois de doze anos fora de seu país natal, Rodrigo finalmente retornou ao Brasil. De volta à Bahia, foi muito difícil sua adaptação, ainda mais quando ele perdeu seu amado pai, em 2011. Após tempos difíceis em sua vida, Rodrigo decidiu que queria começar uma nova jornada. Nessa época ele trabalhava como freelancer em webdesign, área com a qual possui afinidade e havia adquirido experiência profissional.  Apesar de ser formado em Artes Visuais, revalidar o seu diploma era muito complicado e caro, então o caminho era fazer uma nova graduação, no Brasil. Tudo mudaria para ele após essa tomada de decisão.

Decidiu então fazer o ENEM para ingressar na faculdade de Comunicação Social. Àquela época, sua tia cursava Gestão Pública na modalidade EaD, na Uninter, e isso despertou sua curiosidade. Ao conhecer a proposta de ensino da instituição, ele ficou encantado com aquela possibilidade de estudar a distância, e então resolveu que esse seria seu caminho. Finalmente faria o curso que há muito desejava: começou a estudar Marketing na Uninter, que era o que ele realmente queria, em 2015.

Em 2016 sua vida ganharia uma nova etapa: foi quando Rodrigo resolveu criar um canal no Youtube para falar sobre educação e formação profissional. E um dos primeiros temas que lhe veio à cabeça para produzir conteúdo foi algo que ele estava vivenciando: o ensino a distância na Uninter.

Ele fez um vídeo falando sobre o assunto e foi um grande sucesso. O vídeo gerou muito debate, várias pessoas pediram indicações e orientação sobre o que cursar e em qual instituição. Foi então que Rodrigo percebeu que poderia exercer um papel importante na vida das pessoas, ajudando-as e motivando-as a continuar nos estudos.

Hoje seus vídeos mais populares ultrapassam a marca de 100.000 visualizações e seu canal se tornou uma referência quando o assunto é educação a distância. Ele publica vídeos com conteúdo em que fala sobre a rotina de estudos, dá sugestões de graduação e discute a qualidade das instituições que oferecem cursos EaD. A formação em Marketing na Uninter o ajudou muito a desenvolver seu trabalho com produção de conteúdo para o canal, o que foi decisivo em sua vida, já que hoje ele é um youtuber em tempo integral.

Rodrigo conta que estudar na Uninter foi extremamente gratificante, algo que mudou sua vida. A EaD lhe possibilitou concretizar o que antes era um sonho, com flexibilidade e sem punições. A oportunidade de aprender e experimentar fez dele o que ele é hoje.

Com seu canal, seu maior objetivo é ajudar outros estudantes, ou futuros estudantes, que irão escolher o melhor caminho a seguir, e persistir para conseguir concretizar seus sonhos. Rodrigo acredita que a educação é a chave para a solução de diversos problemas vividos hoje, e que promover uma formação cidadã e mais humanizada pode mudar para melhor nossa relação com o mundo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rebeca Paixão dos Santos – Ciência Política (São João Del Rei – MG)
Revisão Textual: Jeferson Ferro


17 thoughts on “O poder da comunicação usado para fazer o bem

  1. Texto muito bom, bem estruturado e bem escrito, adorei! O tema é muito interessante também, tendo em vista a nossa atual realidade nos “forçando” a fazer aulas em EaD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *