O impacto da visita de Yoani Sánchez nas relações Brasil-Cuba

(Foto: Terra Notícias)

Texto publicado no jornal Gazeta do Povo no dia 01/03/2013 (clique aqui * para acessar o link original)
Por Ludmila Andrzejewski Culpi, mestre em Ciência Política, e professora do Centro Universitário Uninter.
É verdade que a visita da blogueira cubana Yoani Sánchez, que ficou conhecida por denunciar os abusos da ditadura dos irmãos Castro na internet, provocou reações adversas no Brasil. Por todo lugar em que passou, houve manifestações de apoio e contrárias à sua visita ao país.

Ela enfrentou manifestações em favor do governo cubano no Recife, Salvador, Feira de Santana, Brasília e São Paulo. Nessas cidades, além de ser acusada de mercenária, ela ainda ouviu gritos como “sai fora, blogueira imperialista; a América Latina vai ser toda comunista”. De qualquer forma, Yoani conseguiu encerrar a polêmica passagem pelo Brasil de forma tranquila. Sem qualquer tipo de protesto, ela embarcou no Rio de Janeiro, rumo a Paris. Da capital francesa, seguirá para Praga, na República Tcheca, próxima escala no giro que está dando por várias partes do mundo.

O fato de a blogueira cubana, crítica do regime Castro, ter escolhido o Brasil para iniciar uma viagem internacional pode criar animosidades na relação entre Brasil e Cuba. É sabido que o governo brasileiro tem uma relação especial com o governo cubano, bem como com diversos outros países de tendências de esquerda. Críticas à parte, essa inclinação à defesa de um regime ditatorial é muito perigosa para o país. A bandeira de Yoani é a da defesa da liberdade, como ela tanto menciona nas próprias postagens. Por isso a escolha pelo Brasil, onde, como ela mesma disse, “a população respira liberdade”.

É preciso lembrar que o Brasil tem nas relações com Cuba um ponto de destaque na política externa atual. Vários projetos em Cuba têm sido financiados com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e uma série de empresas brasileiras tem invadido o mercado cubano. Isso tudo com a aprovação do governo cubano, que vê vantagens na relação com o Brasil.

Porém, um dos pontos mais fracos do regime cubano, que se sustenta com cada vez menos fôlego, é a falta de legitimidade atribuída pelo povo cubano e pela comunidade internacional ao regime Castro. O exemplo concreto disso é o reconhecimento que Yoani Sánchez tem conquistado dentro e fora da ilha.

O fato de o Brasil ser uma vitrine para disseminar a causa da blogueira pode representar um cisma na relação entre esses dois países, o que pode impedir os Estados de atender a seus objetivos econômicos nessa relação bilateral tão delicada.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *