O Fantasma de Friedrich mostra que Curitiba pode produzir grandes musicais

Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismo

O Fantasma de Friedrich - Uma Pop Ópera Punk - Fotos Annelize Tozetto

O espetáculo “O Fantasma de Friedrich”, do grupo curitibano Bife Seco, é uma revelação teatral para o cenário musical da cidade. Fora do circuito Rio-São Paulo, poucas produções conseguem chegar aos níveis das grandes produções reconhecidas internacionalmente. No entanto, a encenação, que teve sua estreia nacional no Festival de Curitiba, contrapõe essa história.

A trama acompanha a jovem Alana, que entra em um hospital psiquiátrico para procurar sua irmã, acompanhada de seu ursinho de pelúcia, Adolf. À medida que investiga o paradeiro dela, Alana conhece outros pacientes que a ajudam na missão. O desfecho da história é surpreendente e possui um plot-twist hollywoodiano.

As músicas provém de uma parceria do diretor Dimis com Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University, e passam a essência sonora que espetáculos como esse devem possuir. Músicas originais e que ajudam a narrar o texto vão sendo apresentadas em todos os momentos.

Assim, um musical ao estilo Brodway é construído. A iluminação grandiosa trouxe para o Guairinha um aspecto de show de uma banda de pop-punk. O cenário transporta instantaneamente para dentro do hospital, onde os personagens tanto odeiam estar.

Já na atuação, personagens caricatos compõem o espetáculo para trazer a comicidade necessária em um tema tão pesado. O elenco se debruça naquilo que propõe, e o jogo cênico se expande para tantos espaços e lugares que fica difícil dizer que não são reais.

Dimis e sua equipe mergulham na estética diferenciada de uma apoteose musical. Não é Brodway (grandes musicais, reconhecidos internacionalmente e ligados ao show business), nem off-Brodway (teatro alternativo, com orçamentos menores mas que serve de vitrine para Broadway) , mas teatro brasileiro. Apropria-se de gêneros estrangeiros nas músicas, mas a narrativa é completamente nacional. Enquanto a Disney se preocupa em vender princesas por um final feliz, por aqui, o importante é refletir sobre o sistema de saúde mercadológica que leva, em muitos dos casos, a um final nem tão feliz assim.

O que torna a dramaturgia mais profunda e impactante é o surgimento dela após a experiência pessoal do próprio diretor. Os elementos dramatúrgicos e cênicos brincam com a ideia de fármacos para resolução de todos os problemas e que problemas psiquiátricos são resolvidos apenas com “foco, força e fé”, como diria a personagem.

De fato, “O Fantasma de Friedrich” é um espetáculo para ser assistido por aqueles que gostam e admiram o gênero. É estupendo no que se propõe a fazer, ao ponto que duas horas e meia de peça passam sem ser notadas. Por fim, o grupo Bife Seco traz mais um show teatral que entrega o que promete e se fixa no cenário mercadológico de musicais com muita brasilidade em suas tramas.

Uninter é uma das patrocinadoras da 32ª edição do Festival de Teatro, e a Central de Notícias Uninter (CNU), em parceria com a Agência Mediação, realizará a cobertura do evento com a participação dos alunos do curso de Jornalismo. Conheça a ação e saiba mais pelo link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Annelize Tozetto


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *