O cumprimento de direitos e deveres na sociedade

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

Quando falamos em cidadania, estamos falando de todos os direitos e deveres atrelados à nossa participação na sociedade. Ser um cidadão ou uma cidadã requer uma série de regras a serem seguidas, como as amparadas pela Constituição, que nos dão alguns direcionamentos sobre como conviver.

Os direitos e deveres devem ser exercidos para que todos tenham condições iguais de convivência. Ser cidadão é participar da sociedade considerando o que receber e entregar ao próximo.

“Nós temos os deveres e vários direitos que, às vezes, muitos de nós nem sabemos e nem exercemos”, comenta a professora e coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Uninter, Maria Tereza Xavier Cordeiro.

Se a população não se manifesta, a sociedade acaba por aceitar qualquer decisão que é tomada por quem está no poder. Quando direitos e deveres são negligenciados, representantes escolhidos podem exercer o poder de escolha, o que também pode incorrer em decisões que não necessariamente representem a vontade coletiva.

“A gente tem que se preocupar bastante quando abre mão de determinados direitos. Deixamos com que alguns deveres sejam mais penosos para nós, porque não nos apresentamos de uma forma que sejamos ouvidos dentro da sociedade. Por isso é tão importante que a gente saiba que o exercício dos direitos faz com que os nossos deveres sejam cada vez mais equânimes, cada vez mais adequados à forma da nossa sociedade, senão outras parcelas da sociedade vão se engajando melhor e exercem os seus direitos com mais efetividade. A voz delas será ouvida com mais profundidade, com mais facilidade”, explica o administrador de empresas e consultor de projetos Sérgio Marangoni Alves.

A edição do programa Chave Interdisciplinar, exibido no dia 9 de junho de 2022 na Rádio Uninter, segue disponível na integra. Para conferir, clique neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *