O Brasil se encontra online para discutir segurança no trânsito

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Setembro é o mês da semana nacional do trânsito. Segundo o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), este período é comemorado entre os dias 18 e 25 desse mês com o objetivo de conscientizar a sociedade, desenvolvendo valores, posturas e atitudes para garantir o direito de ir e vir do cidadão.

O curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter aproveitou a oportunidade para lançar mais um curso de extensão, que teve a participação dos alunos e do público externo. O curso, planejado pela Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, foi ofertado entre os dias 19 e 20 de setembro e transmitiu, de forma online, conteúdo para 4.336 inscritos.

O tema foi o mesmo definido pelo Conselho Nacional do Trânsito: “No trânsito, o sentido é a vida”. Segundo o professor do curso, Valdilson Aparecido Lopes, o objetivo foi apresentar os principais aspectos relativos à semana, além de desenvolver temáticas relacionadas, como educação no trânsito, análise dos índices de acidentes e o retrato da segurança viária no Brasil.

O professor ressaltou ainda que o curso, oferecido gratuitamente, teve como finalidade orientar e conscientizar o público para um trânsito mais eficaz e seguro, sendo inclusive veiculado nos centros de formação de condutores por todo o Brasil. A repercussão foi um sucesso, com mais de mil interações de todo o Brasil via chat online.

Por meio de atividades como esta, a Uninter se insere no debate profissional e acadêmico sobre o trânsito no Brasil. O curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana cumpre uma missão social ao preparar profissionais para este mercado de trabalho.

O coordenador do curso, Gerson Buczenko, destaca que “através do curso incentivamos também a pesquisa, a implantação de projetos inovadores de mobilidade urbana aliada à tecnologia e, principalmente, a reflexão de todos sobre a importância do trânsito, no qual todos nós estamos inseridos, já na condição natural de pedestres”.

Ao longo dos dois dias de evento, os seguintes professores, pesquisadores, especialistas e autoridades estiveram presentes: a diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Débora Veneral; o coordenador dos cursos superiores de Tecnologia em Segurança Pública e Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana, Gerson Buczenko; o professor/tutor do curso de Gestão Trânsito e Mobilidade Urbana e Diretor Geral CFC Versátil, Valdilson Lopes; o representante da Superintendente Municipal de trânsito de Curitiba e diretor da Escola Municipal de Trânsito da prefeitura de Curitiba), Claudionor Agibert; o chefe de Gabinete do Detran-PR, coronel Everon Cesar Puchetti; a representante do governo do Paraná Luiza Marilda Simonelli; o professor Hugo Nascimento representando a prefeitura de São José dos Pinhais (PR); o professor André Turbay (PUC-PR); a coordenadora do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter; além de representantes do Portal do Trânsito, Celso Mariano (diretor), Eliane Pietsak (pedagoga), Mariana Czerwonka (jornalista).

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *