Novas regras sobre estágio supervisionado e atividades práticas

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

portaria nº 544 do Ministério da Educação (MEC), publicada em 17.jun.2020, permite que as aulas presenciais sejam substituídas por aulas remotas (realizadas no ambiente digital) até o 31 de dezembro deste ano. Por essa razão, a disciplina de estágio será trabalhada de maneira diferente nesse período.

 

O tema foi esclarecido no programa Conversa com o Reitor, conduzido pelo reitor da Uninter, Benhur Gaio, com a participação da diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado. Eles explicaram que cada curso irá discutir uma nova forma de ofertar a disciplina. A partir desse momento, a orientação oficial de cada um deles será anexada ao projeto pedagógico do curso, para que assim tenha validade.

“Tenham segurança que estamos fazendo tudo da melhor forma com a maior tranqüilidade”, afirma o reitor. “Todos já estão trabalhando nesse sentido, e em seguida vocês serão orientados em relação à forma com que cada disciplina será ofertada e irão receber um comunicado para se inteirar dos detalhes”, informou o reitor. As atividades práticas serão realizadas de acordo com a sua viabilidade e também com as limitações impostas pela legislação. Não serão criadas situações que podem comprometer o desempenho dos estudantes.

Como exemplo, Benhur citou uma disciplina do curso de engenharia em que supostamente o aluno precisaria ir até o polo para produzir algo. Porém, como solução, os professores poderão gravar explicações sobre as práticas desse conteúdo, e os alunos podem utilizar o laboratório virtual para realizá-la. Dinamara também utilizou o exemplo da Educação Infantil para comentar sobre a possibilidade de ampliação da observação do estágio.

“Além de observar as práticas de uma escola, ele também terá acesso a documentários e filmes produzidos que falam sobre educação. O estágio é uma atividade crucial na formação, então ele terá que fazer atividades e se apresentar”, explica Dinamara.

Os estudantes que optarem por esperar passar a pandemia para concluir essa etapa não serão prejudicados. A previsão é que dia 29 de junho as orientações sejam repassadas a todos, de acordo com a nova legislação.

O novo formato não é somente para alunos que estão concluindo o curso, ou seja, todos os estudantes poderão fazer, esteja ele (a) cursando a modalidade presencial, semi-presencial ou à distância. O calendário acadêmico continuará o mesmo de antes, porém com uma exceção: O prazo das avaliações, que podem ser estendidos.

Para saber sobre esse assunto, assista o programa clicando no link da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Facebook


8 thoughts on “Novas regras sobre estágio supervisionado e atividades práticas

  1. Já estou no último estagio magisterio,mas se caso não estou conseguido posso fazer outro estágio ? Então o devo fazer?

  2. Conselho Federal de Enfermagem,os alunosbde campo prático acredito que não serão viaceua estágios presenciais.Qual a posição de vocês quanto a isso?

  3. Olá,
    Estamos em dezembro de 2020 e gostaria de saber se o estágio supervisionado em Gestão Educacional do curso de Pedagogia, segunda licenciatura ainda pode ser feito no modelo tradicional. Grata pela atenção.

    1. Olá! Para maiores informações basta clicar no link do programa Conversa com o Reitor que consta na matéria, assim pode conferir o programa na íntegra onde constam todas as informações.

  4. Boa tarde! Sou aluno de outra IES, curso Fisioterapia no regime Semipresencial. Estamos enfrentando dificuldades com aulas práticas, a Universidade se limitou a ministrar aulas teóricas síncronas, atribuindo às mesmas o valor de “aula de laboratório”. Estou bastante insatisfeito, e pretendo mudar. Como a Uninter tem contornado a dificuldade das aulas de laboratório para cursos de Saúde? Obrigado!

  5. Boa tarde, atualmente sou graduado em administração de empresas e pretendo cursar Formação Pedagógica em História na Universidade de vocês, porém atualmente também trabalho dentro da minha área numa empresa chamada Autoglass, e gostaria de saber se na hora de realizar o estágio supervisionado, teria que sair do meu emprego atual para tal, ou se o trabalho de alguma forma já supriria a necessidade de realização do estágio.

    Desde já grato,

    Atenciosamente, Lucas Santos Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *