Nestlé firma parceria com Uninter para criar universidade corporativa

Autor: Mauri König

Maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, a Nestlé acaba de lançar a sua universidade corporativa no Brasil, onde estão 20 mil dos seus 328 mil colaboradores distribuídos em 191 países. A partir de agora, a multinacional oferece cursos de graduação e de pós-graduação como estratégia para desenvolver o potencial humano e profissional dos seus funcionários.

Para assegurar a excelência destes cursos, a Nestlé firmou parceria com a Uninter, uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino superior do país, a primeira a receber nota máxima do Ministério da Educação na modalidade de educação a distância. Desse modo, todos os cursos ofertados já são reconhecidos pelo MEC. A Uninter vai oferecer as aulas por meio da sua plataforma digital, com diplomas e certificados válidos em todo Brasil.

A Nestlé já tem duas turmas de funcionários inscritos e os cursos serão na área de logística e supply chain. A primeira turma de graduação é de funcionários do Centro de Distribuição de Cordeirópolis (SP), onde a Nestlé montou uma sala de treinamento específica para o curso. Os alunos de pós-graduação são funcionários da sede da multinacional em São Paulo, capital. Os cursos são on-line, mas contam com atividades práticas presenciais.

A primeira ação da Uninter foi capacitar 34 funcionários da Nestlé em workshops, nos quais eles se envolveram na produção de conteúdo e adquiriram o status de multiplicadores para ajudar no treinamento dos alunos. “Nossos multiplicadores são os melhores especialistas no nosso negócio”, diz em nota o vice-presidente de Supply Chain da Nestlé Brasil, Marcelo Nascimento.

O curso de graduação tem duração de 2 anos e a pós-graduação, de 1 ano. Ao término do curso, os alunos terão de desenvolver um trabalho de conclusão de curso voltado ao negócio da Nestlé. Eles passaram por um processo de seleção. Houve 121 inscritos e a Nestlé estabeleceu como requisitos de admissão ao curso o tempo mínimo de 6 meses de empresa e bom desempenho profissional.

Na foto, o reitor da Uninter, Benhur Gaio, está ao lado de alunos e de diretores da Nestlé no dia da assinatura da parceria, em São Paulo. O reitor salienta que se trata de uma nova visão de ensino superior, uma educação duplamente híbrida, que envolve 1) educação híbrida (Blended Learning) entre educação online e atividades presenciais e 2) educação corporativa híbrida (Corporative Blended Learning) entre universidade e empresa.

Benhur Gaio aponta ainda que esta parceria estratégica gera benefícios da seguinte ordem:

  • a) alunos/funcionários da Nestlé receberão diplomas de graduação reconhecidos pelo MEC, emitidos pelo Centro Universitário Internacional Uninter;
  • b) alunos/funcionário Nestlé receberão certificados de pós-graduação reconhecidos e válidos em todo o Brasil;
  • c) a Universidade Corporativa Nestlé é fortalecida pela expertise e qualidade Uninter em educação a distância;
  • d) a Nestlé propicia a seus funcionários programas de capacitação que podem ser certificados e com validade em todo o território nacional;
  • e) o investimento em qualificação profissional feito pela Nestlé retorna em projetos de melhoria internos, em otimização de processos, em melhoria do desempenho organizacional, em maior motivação dos funcionários e colaboradores;
  • f) a Uninter, com sua qualidade em educação a distância, em parceria com a Nestlé, reconhecida por sua qualidade mundial em produtos e serviços na área alimentícia, se unem para fortalecer suas marcas e seus negócios, através da educação corporativa, da educação com propósito que transforma vidas.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade.

Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com

Sobre a Nestlé

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 191 países e tem 328 mil colaboradores. Suas mais de 2.000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.  Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

No Brasil, a Nestlé instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauri König
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Divulgação Uninter


2 thoughts on “Nestlé firma parceria com Uninter para criar universidade corporativa

  1. Excelente parceria, muito motivadora
    Sou professora da rede municipal(Barueri), pedagoga e agora pós graduanda em psicopedagogia.
    Pergunto se a Nestlé oferece espaço para atuar dentro desses pré requisitos?
    Atenciosamente
    Leila Figueiredo da Graça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *