FISCO

Mutirão ajuda quem deixou imposto de renda para a última hora

Uma das épocas do ano mais temidas pelo contribuinte é a hora de declarar o Imposto de Renda. Mesmo para aqueles que já declaram há muito tempo, sempre fica uma dúvida quando se aproxima a “temporada do leão”.

Para ajudar a população, mais uma vez o time de professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Uninter desenvolveu a ação “Imposto de Renda ao Alcance de Todos” neste sábado (27) na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. Um estande para atender ao público foi montado em frente ao Campus Garcez da instituição.

Segundo a professora e coordenadora do curso, Neide Borscheid Mayer, é importante que os alunos tenham esse tipo de vivência. “Para eles saberem que temos uma função social a cumprir e que podemos ajudar os outros com o nosso conhecimento”, explicou. Os alunos puderam desenvolver as habilidades técnicas da profissão. Ela ressalta que passar o conhecimento técnico é fácil, mas treinar a relação com o cliente é só com a vivência.

A preparação do evento demora entre dois e três meses. São realizadas capacitações de alunos e colaboradores com oficinas e aulas online, além dos detalhes da organização. Além de ajudar a população, a atividade tem a função de preparar os alunos para a vida profissional, diz professora de Ciências Contábeis Paolla Hauser. Alguns contribuintes até já são frequentadores assíduos.

O professor de Teoria da Contabilidade José Luis Modena diz que levar os alunos para esse trabalho é fazer com que eles tenham uma experiência com o público, atendendo e respondendo às principais dúvidas. Uma forma de fazer isso é saindo do ambiente interno da universidade para aplicar o conhecimento em uma situação real com o auxílio dos professores.

“A gente fez alguns cursos com uma expansão geral de como funciona, então os alunos já tiveram contato com a área do Imposto de Renda, e agora seria uma aplicação mais prática”, diz. Durante todo o evento, participaram em torno de 20 aluno.

Servidor público federal, Luciano Leite foi tirar dúvidas sobre como declarar procedimentos médicos e ressaltou que a declaração de Imposto de Renda é complicada. “Dessa vez eu declarei meu imposto de forma independente, ano passado até havia procurado um contador, mas como agora só precisava tirar uma dúvida, vim aqui e os acadêmicos tiraram todas as minhas dúvidas”, comenta.

Estudante do último ano do curso de Ciências Contábeis da Uninter, Lucas Holubenko participou da ação pela segunda. “É sempre um aprendizado maior para nós como alunos, porque cada pessoa que nós atendemos trabalha em uma empresa diferente, possuem funções distintas e recebem diferentes benefícios”, explica.

De acordo com ele, algumas das dúvidas frequentes entre as pessoas que visitaram o stand em busca de maiores informações são a venda de imóveis, o aluguel e a aquisição e venda de veículos. “Para nós que vamos nos formar como contador é importante ter conhecimento sobre isso e transmitir a informação correta. Hoje nós estamos aqui para auxiliar, mas amanhã ou depois eles podem ser nossos clientes”, afirma Lucas.

A aluna Evelyn Furman Franco do quinto período do curso também fez parte da atividade, e conta um pouco mais sobre sua experiência como participante. “No ano passado eu abordava pessoas na rua perguntando se elas tinham alguma dúvida. Eles aprendem sobre o Imposto de Renda e nós também aprendemos mais, agora este ano vamos ver se conseguimos ajudar mais pessoas com isso”.

Além disso, teve também alunos estreando na ação: Claudemir Correia está no segundo ano da faculdade, e participando pela primeira vez do projeto. O aluno já trabalhou indiretamente com contabilidade, quando era mais novo e foi office-boy, o que despertou seu desejo de ser contador.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber, Jaqueline Deina e Valéria Alves - Estagiárias de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber, Jaqueline Deina e Valéria Alves - Estagiárias de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *