Museu abre imersão às obras de Leonardo Da Vinci

Autor: Arthur Salles - Assistente de Produção Acadêmica

 

A exposição Da Vinci Experience e suas invenções chegou a Curitiba no dia 17 de fevereiro de 2022, no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra reúne réplicas, maquetes e apresentações virtuais de esboços, obras e criações do gênio renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519). A Uninter é patrocinadora da exibição.

A mostra interativa apresenta reproduções de diferentes áreas do conhecimento, divididas em quatro espaços: engenharia, arquitetura, pintura e anatomia. Concebida pela empresa italiana de tecnologia Crossmedia Group e com curadoria da diretora do Museo Leonardiano, Roberta Barsanti, a mostra teve origem em 2018, em Florença, principal polo do Renascimento. A data à época foi escolhida de modo a rememorar a passagem de 500 anos do artista.

A exibição permite a experiência ao trabalho profícuo de Da Vinci, contando com visitas guiadas de uma hora de duração por colaboradores do MON, que oferecem uma visão especializada diante das criações do polímata e das histórias por trás delas. A equipe também é responsável pela operação de alguns dos dispositivos concebidos pelo artista e recriados fielmente para a apresentação, como um protótipo de bicicleta.

Para os mais apressados, todas as áreas e réplicas exibem placas que contextualizam as intenções de Da Vinci em cada criação e em cada momento criativo de sua vida. É possível compreender por meio dos textos, por exemplo, que os surtos da peste bubônica em Milão serviram de incentivo para que ele criasse esboços e desenhos urbanos com divisões verticais das cidades, de modo a separar o comércio e o transporte do lazer e da moradia.

A plotagem em alta qualidade nas reproduções das pinturas permite que o espectador tenha uma noção acurada das habilidades artísticas de Da Vinci. A réplica de A última ceia é exibida num painel de 4 metros por 8, ligeiramente menor que o original pintado na igreja milanesa de Santa Maria dele Grazie, com 4,6 metros por 8,8. Outras obras, como a Mona Lisa e A anunciação, fazem parte da exibição com notável fidelidade.

O MON abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, fazendo da instituição o local ideal para a apresentação. “O Museu Oscar Niemeyer é um espaço vivo que proporciona experiências únicas e inesquecíveis”, afirma em nota a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “A mostra imersiva sobre da Vinci sem dúvida será mais uma delas.”

No Brasil, a exposição é realizada pela produtora paulista Base7 Projetos Culturais. “O objetivo [da exibição] é compartilhar o universo particular das criações de Da Vinci e revelar alguns dos mistérios que habitavam a mente do gênio”, explica em nota o diretor da produtora, Ricardo Ribenboim.

A Uninter, enquanto patrocinadora da mostra, marcou participação na abertura do evento com colaboradores da CNU, da assessoria de comunicação, do diretor-executivo do grupo, Edmilson Picler, e do assessor da presidência e diretoria, Antônio Thadeu Wojciechowski.

“A Uninter, com a sua tradição de sempre apoiar a cultura, não poderia deixar de apoiar essa exposição. É muito importante, tanto intelectual quanto artística e cientificamente, que a mostra atenda a toda curiosidade humana. Da Vinci era isso: a curiosidade em pessoa”, comenta Wojciechowski. “Uma universidade também é isso, uma coletânea de potencialidades humanas. Combina perfeitamente com o espírito da Uninter”.

A inauguração ainda registrou a presença do cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, que antecipou a possível chegada ao MON em breve da exposição multimídia Magister Raffaello, com exibição dos trabalhos do renascentista Rafael Sanzio (1483-1520).

A mostra Da Vinci Experience e suas invenções é patrocinada pela Uninter, com apoio da Copel, do Ministério do Turismo, Park Shopping Barigui, Peregrino Neto Advogados, Colégios Marista de Curitiba e apoio institucional do Consulado-Geral da Itália em Curitiba. A exposição pode ser vista nas salas 3 e 6 do MON até 8 de maio deste ano. A entrada tem o valor integral de R$ 30; estudantes pagam R$ 15. Mais informações podem ser conferidas no site do MON.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Produção Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Bárbara Carvalho


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *