Mulheres já são 3 de cada 10 empreendedores

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Gerir pessoas de forma eficiente, administrar as finanças, vencer burocracias, inovar para conquistar espaço, fazer o marketing do produto ou serviço prestado. Como se vê, não são poucos os desafios para quem vai empreender no mundo dos negócios. Some à lista um desafio adicional quando se é mulher. Mas elas estão superando as barreiras.

Segundo estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2015 as mulheres representavam 31% dos 23,5 milhões de empreendedores que empregam no país. Essa participação subiu 16% entre 2003 e 2013, e tende a crescer devido aos estímulos e às novas oportunidades de negócios.

O Centro Universitário Internacional Uninter, por exemplo, realizará na quarta-feira (29) o seminário “Mulheres empreendedoras”, das 19h às 22h no campus Garcez. “Será um meio de trocar informações sobre algumas das formas de empreender”, diz Elizabeth Ribeiro de Souza, coordenadora de pós-graduações da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter e organizadora do evento. Em vigor desde o ano passado, o projeto foi reformulado sem perder o foco na mulher empreendedora.

Esta edição do seminário terá a presença de duas mulheres que se sobressaíram em suas carreiras. A primeira delas é Mônica Berlitz, criadora do Clube Alice, um grupo fechado no Facebook que hoje conta com 300 mil mulheres participantes. É um local para divulgar produtos e ideias e tem em média 6 mil posts diários.

A outra palestrante, Ruth Aparecida Favorin Martins, é coordenadora de desenvolvimento de pessoal na Sanepar e falará sobre a igualdade de gênero. A estatal paranaense de saneamento é a primeira empresa a desenvolver um programa baseado na cartilha da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece os princípios de emponderamento das mulheres. Para mais informações, clique aqui.

“Esperamos que tenha uma grande repercussão, queremos fazer este seminário todo ano. Também queremos motivar as nossas alunas em empreender cada vez mais”, diz Luciana Rodrigues, responsável pelos cursos de extensão e coorganizadora do evento.

Para mais informações sobre o seminário clique aqui. Para participar, envie mensagem com nome completo, CPF e e-mail para [email protected]. As inscrições vão até o dia 28.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *