MEIO AMBIENTE

Mudança climática impõe desafio às cidades

A influência das atividades humanas no clima é inequívoca e as taxas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são cada vez maiores, conforme relatório de 2014 do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas, organização científico-política criada em 1988 pela Organização das Nações Unidas. “O aumento de tais taxas está relacionado, principalmente, com o crescimento da economia e da população, da intensificação dos padrões de consumo e produção vigentes, além dos modelos de uso da terra e da energia, das tecnologias e políticas do clima implementadas”, constata artigo da revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma das sete publicações científicas da Uninter.

E o que as cidades tem a ver com isso? “Partindo do entendimento de que as cidades são organismos dinâmicos e possuem relações complexas ocorrendo em seu território, acredita-se que a associação destes conceitos discutidos acima ao planejamento urbano contribui para a elaboração e implementação de medidas de adaptação nas cidades mais eficientes para o enfrentamento da mudança climática”, concluem os autores do artigo, a arquiteta e mestranda Camila Apollaro e a doutora em arquitetura e urbanismo Angélica Alvim. Leia aqui o artigo completo.

As autoras relatam que, “a principal intenção deste trabalho foi realizar uma reflexão sobre os principais desafios que os efeitos da mudança climática impõem atualmente para o planejamento urbano, além de quais estratégias deste podem orientá-lo para a adaptação das cidades frente ao fenômeno”. Foram realizadas várias pesquisas bibliográficas, e também utilizados dados de instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O texto baseia-se em três partes: relação entre a mudança climática e as áreas urbanas, conceitos básicos para a discussão acerca das medidas de adaptação das cidades e, por fim, sintetizar as principais estratégias adaptativas, assim como os principais desafios impostos ao planejamento urbano no contexto da mudança climática.

De acordo com Camila e Angélica, um dos pontos que merece maior destaque dentro do artigo e que pode ter um estudo mais aprofundado são os desafios impostos pela mudança do clima perante as grandes cidades. Segundo elas, “as estratégias de adaptação voltadas para minimizar os impactos da mudança climática devem ser trabalhadas de forma inter-relacionado em inúmeras esferas: proteção e conservação da biodiversidade, transporte e mobilidade, habitação, saúde, educação e conscientização, uso e ocupação do solo, entre outros”.

Visto que sempre é manchete notícias com desastres por chuvas ou outros fatores, que causam diversos danos, entender essa relação torna-se crucial para criação de medidas que possam controlar e estabilizar tais acontecimentos. “Reconhece-se a necessidade de se estabelecer uma relação de equilíbrio entre homem e natureza, com cidades adaptadas para reduzir as vulnerabilidades às ameaças climáticas e manter uma estrutura de sociedade sem causar danos ao meio ambiente e ampliar o processo da mudança do clima”, refletem as autoras.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Banco de imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *