Mestrado em Direito oferta 11 disciplinas isoladas para bacharéis

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Uninter passará a ofertar disciplinas isoladas do mestrado. Serão disponibilizadas 11 matérias, de dois créditos cada, a bacharéis em Direito que queiram conhecer o programa de mestrado e ampliar o conhecimento técnico, crítico e analítico na área. As aulas ocorrerão presencialmente em Curitiba (PR), no campus Garcez, com possibilidade de participação online e síncrona para moradores de outras regiões. As inscrições vão até o meio-dia de 9 de outubro de 2023.

As 11 disciplinas ofertadas fazem parte de duas linhas de pesquisa, todas da área de concentração de Poder, Estado e Jurisdição do PPGD. As aulas terão início entre 19 e 20 de outubro deste ano, a depender da matéria escolhida. Cada disciplina tem o valor de seis parcelas de R$ 286.

“É uma oportunidade de conhecer professores e doutores em Direito, Economia e Sociologia, com vasta experiência acadêmica, em pesquisa e profissional, conhecidos regional, nacional e internacionalmente por suas contribuições variadas, dentre as quais a publicação de livros, de capítulo de livros, de artigos em periódico qualificados, participação em congressos, seminários e eventos similares”, afirma o coordenador do mestrado em Direito da instituição, Daniel Ferreira.

A oferta das disciplinas isoladas é avaliada pelo coordenador como mais um passo da Uninter na democratização do acesso à pesquisa, transformando a realidade social e jurídica do Brasil. “Nossa intenção é termos alunos especiais de todo o Brasil que, uma vez tendo cursado as disciplinas isoladas, possam aproveitá-las quando do ingresso no PPGD de forma regular”, diz.

As matérias disponibilizadas são:

Linha de pesquisa Teoria e História da Jurisdição

  • História do pensamento jurídico moderno, ministrada pelo professor Walter Guandalini Junior;
  • Teorias críticas da política contemporânea, ministrada pelo professor Doacir Gonçalves de Quadros;
  • Crítica da economia política e direito, ministrada pelo professor André Peixoto de Souza.

Linha de pesquisa Jurisdição e Processo na Contemporaneidade

  • Dimensão contemporânea do Processo Civil, ministrada pela professora Andreza Cristina Baggio;
  • Jurisdição constitucional comparada, ministrada pela professora Estefânia Maria de Queiroz Barboza;
  • Controles da administração pública na contemporaneidade, ministrada pelo professor Daniel Ferreira;
  • Direito digital e das novas tecnologias na era da informação, ministrada pelos professores Andreza Cristina Baggio, Jailson de Souza Araujo e Martinho Martins Botelho;
  • Jurisprudência do STF em direitos fundamentais, ministrada pelo professor Alexandre Coutinho Pagliarini;
  • Crise e crítica da jurisdição penal, ministrada pelo professor Rui Carlo Dissenha;
  • Análise econômica do direito e atividade jurisdicional, ministrada pelo professor Martinho Martins Botelho.

A disciplina Jurimetria e análise empírica da atividade jurisprudencial, ministrada pelo professor Martinho Martins Botelho, pode ser cursada nas duas linhas.

Cada candidato poderá cursar até seis disciplinas isoladas, porém com o aproveitamento de três delas se admitido como aluno regular do PPGD e da linha de pesquisa. Serão ofertadas 20 vagas por disciplina, levando em conta as justificativas de intenção do ingresso na pesquisa e o histórico escolar do bacharel em Direito.

Professor da matéria Jurisprudência do STF em direitos fundamentais, Pagliarini ressalta a importância do aprendizado da área. “Os direitos fundamentais, tais como o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à propriedade, à segurança, são essenciais tanto para nós enquanto indivíduos quanto para nossa coletividade. Estudar os julgados dos tribunais superiores sobre esses direitos é essencial na ciência jurídica, nas faculdades de Direito e nos cursos de mestrado”, salienta o doutor em Direito do Estado.

As inscrições e conferência do edital podem ser feitas neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato no e-mail: [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: 89Stocker


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *