Longa conta a história da heroína catarinense Anita antes de Garibaldi

Anita Garibaldi é uma das personalidades mais marcantes da História brasileira. Agora, um longa-metragem conta a vida de Ana Maria de Jesus Ribeiro antes de ela se tornar a lendária rebelde que lutou ao lado do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha.

O filme conta a história da heroína do nascimento, em 1821, até o casamento com Manuel Duarte de Aguiar, em 1835. Embora seja um período curto, esses 14 anos forjaram a guerreira que ela viria a se tornar. Em 1h45 de duração, o longa retrata a morte do pai, o estupro, o casamento forçado para salvar a família.

Realizada pelo Correio do Sul Filmes, a produção levou dois anos para ser concluída e contou com um elenco 70 atores e quase 300 figurantes. Entre eles, atores conhecidos do público brasileiro, como Jackson Antunes, Luciano Szafir, Paulo César Pereio, Rosi Campos, Roberto Birindelli, Neusa Borges, Walter Breda, Germano Pereira e Anselmo Vasconcellos.

Dirigido por Olindo Estevam, o filme teve como produtor-executivo o jornalista Rolando Christian Coelho, aluno do curso de Ciência Política no polo do Centro Universitário UNINTER em Sombrio (SC). E foram na cidade natal de Rolando as primeiras exibições do longa-metragem, entre elas no polo local da instituição onde ele estuda, como parte do projeto “Café com Ideias”, desenvolvido para promover a cultura regional.

O longa tem sido exibido nas cidades vizinhas com o apoio do polo da UNINTER em Tubarão e do Núcleo de Apoio de Captação da instituição em Jaguaruna, que tem em andamento um projeto de desenvolvimento cultural e turístico na região. “Anita” foi apresentado como Filme Convidado no 44º Festival de Cinema de Gramado, em agosto, o maior evento do gênero na América do Sul.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *