Livro aborda trajetória da assessoria de negócios do tradicional ao digital

Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo

Business adviser analyzing financial figures denoting the progress in the work of the company.

O trabalho remoto, ou home office, pegou uma grande parte da população de surpresa no início da pandemia. Profissionais de diversas áreas precisaram aprender a lidar com novas ferramentas digitais e se adaptar a um modelo de rotina completamente diferente. Na área secretarial, o desafio da transição para o digital já era uma realidade antes mesmo da pandemia.

Esse foi o tema da live de lançamento do livro Assessoria de negócios: do tradicional ao digital, transmitida no dia 24.jun.2021 pelo canal no Youtube e Facebook da editora InterSaberes. O gerente comercial da editora, Felipe Bueno, conversou com as autoras Flávia Roberta Fernandes e Rafaela Aparecida de Almeida, professoras da Escola de Comunicação e Negócios da Uninter.

A ideia do livro surgiu a partir de uma demanda por capacitação identificada entre os estudantes. “Quando recebi o convite, eu já falei: não posso fazer isso sozinha, preciso da professora Flávia, que é o meu par na Escola de Negócios. Então nós decidimos escrever juntas este livro”, comenta Rafaela.

A obra faz uma contextualização histórica, resgatando desde os primeiros secretários/assessores, os escribas do antigo Egito, que por terem o dom da escrita eram vistos sempre assessorando filósofos, políticos etc. Ao longo do tempo, o profissional da área deixa de estar limitado a atividades técnicas e passa a desenvolver outras competências.

“Todo o conteúdo que a gente traz respeita as diversas categorias de profissionais do mercado, então a gente veio contando toda essa história. Não dizendo o que um profissional é em detrimento do outro, ou substituindo o outro, mas na verdade tendo mais uma forma de atuação, mais uma perspectiva para esses profissionais”, explica Flávia, ressaltando que o profissional pode trabalhar dentro das organizações de forma independente.

“A gente teve essa ideia mesmo de trazer um pouco da bagagem lá do passado, um retorno ao passado, para ir trazendo essa linha do tempo. Como tudo isso foi evoluindo, como as organizações foram se transformando ao longo do tempo”, completa Rafaela. Segundo ela, a obra foi pensada para que seus capítulos fossem conectados sem que houvesse uma mudança brusca de tema.

Após a abordagem histórica do desenvolvimento da profissão, o livro entra no tema da assessoria virtual, o uso de tecnologias dentro da assessoria, dos próprios eventos virtuais. “O nosso livro traz de uma maneira muito prática essa gestão do tempo, como fazer reuniões virtuais, como trabalhar as tecnologias dentro desse ambiente remoto e digital”, destaca Rafaela. Ela lembra que embora tenha sido concebido para estudantes, o livro pode ser interessante para profissionais da área e também para outros atuantes do mercado que ainda precisam se reinventar durante a pandemia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Snowing/Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *