Letramento informacional é habilidade essencial em nossos tempos

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

No dia 16.jun.2020 foi realizada mais um banca do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, via Univirtus, em respeito à condição de isolamento social. A mestranda Helenice Maria Hannemann é formada em ciências biológicas e há mais de 20 anos trabalha em uma biblioteca especializada na sua área de formação. “Neste período tive a oportunidade de vivenciar mudanças ocorridas neste ambiente, com os avanços das novas tecnologias”, comenta.

Sua vivência profissional foi o norte na hora de decidir o tema de sua dissertação, cujo tema é “Letramento informacional em universidades: o uso de fontes de informação científicas na construção do conhecimento”. Sob a orientação da professora Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Helenice teve como principal aporte teórico a obra do bibliotecário inglês Paul G. Zurkowski. Preocupado com o crescimento exponencial do volume de informações disponível para a humanidade, o autor reflete sobre os desafios enfrentados na organização e utilização do conhecimento, mesma preocupação que guiou o trabalho da mestranda.

A era em que vivemos exige novas habilidades frente ao conhecimento, como a capacidade de encontrar as informações pertinentes e saber quando usá-las. Essas competências se tornaram essenciais para a tomada de decisões e a solução de problemas, segundo a explicação da mestranda durante sua banca.

Para fazer seu trabalho, Helenice aplicou questionários a professores dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Paraná, e também analisou o banco de dados do portal da Capes. “Os resultados reafirmam a importância atribuída ao Portal de Periódicos da Capes para os pesquisadores brasileiros, considerando-se que a maioria dos entrevistados utiliza-se de conteúdos assinados pela Capes”, salienta Helenice.

Além de descobrir quais eram as bases de informação mais utilizadas por pesquisadores da área, o trabalho também investigou as dificuldades encontradas no processo de pesquisa, e identificou a necessidade de se desenvolver competências relacionadas à busca e organização de informações. “Segundo pesquisadores da área, essas competências deveriam ser desenvolvidas progressivamente desde os anos iniciais da educação escolar”, conclui Helenice, agora mestre.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Skitterphoto/Pexels e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *