Meio ambiente

Leis que tratam da educação ambiental precisam ser implementadas

Você sabe o que é efetivamente a educação ambiental? Ao entendermos essas palavras pode ser que venha à nossa mente o sentido literal, ou seja, o que a escola ensina sobre meio ambiente. Mas, segundo Eliane do Rocio Vieira, professora da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, a educação ambiental não se restringe às escolas. Ela é encontrada, também, no âmbito das empresas, na gestão de uma cidade, de um estado, de um país.

Para ela, a divulgação do tema precisa ser mais efetiva. Afinal, muitas pessoas não sabem o tamanho da sua importância. “Faz-se necessário a implementação da legislação vigente sobre a educação ambiental, como as Políticas Nacionais e Estaduais de Educação Ambiental, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e também as demais políticas que tratam do meio ambiente, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dos Recursos Hídricos, entre outras”, diz Eliane.

Ela e o coordenador do curso de Gestão Ambiental da Uninter, Rodrigo de Cassio da Silva, apresentaram o trabalho intitulado “Concepções sobre Educação Ambiental por Gestores Ambientais: Uma análise crítica do discurso” durante o 9º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA), realizado entre os dias 17 a 20 de setembro em Balneário Camboriú (SC). O evento, que contou com dois mil participantes, teve como tema gerador “Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira: repercussões da política e programa nacional de educação ambiental”.

“O Fórum constituiu-se em um espaço para discussão das questões ambientais articuladas a educação formal e não formal, para a gestão ambiental por parte dos gestores municipais, estaduais e federal. Sendo assim, possibilitou a promoção de um diálogo de saberes e fazeres entre os diferentes segmentos da sociedade e o poder público. Desta forma, as mesas redondas e os minicursos contribuíram para reflexões que conduzem a ações concretas a favor do meio ambiente e de todos os seres que nele vivem”, explica Eliane.

O objetivo do Fórum foi fortalecer a diversidade da educação ambiental brasileira, em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas com as políticas públicas do campo socioambiental. “Embora tivesse sido um evento regional, havia pesquisadores de todas as regiões do país e isso permitiu uma troca de conhecimento muito interessante”, diz Rodrigo Silva.

Segundo Eliane, foi uma experiência gratificante. “Foi emocionante e de  grande aprendizado, pois neste evento estavam presentes grandes pesquisadores da educação ambiental e aqueles que construíram a história da educação ambiental no Brasil”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri Konig
Créditos do Fotógrafo: Banco público de imagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *