Lar da Menina de Tubarão ganha espaço para leitura

Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica

Em busca de aumentar o nível de leitura no país e contribuir com desenvolvimento da educação, o polo da Uninter no município de Tubarão (SC) vem realizando o projeto “Livros que Semeiam”, que tem o objetivo de arrecadar livros. A ação é promovida por meio da parceria de empresas privadas, instituições do terceiro setor e escolas da região.

Desta vez, o projeto foi além da arrecadação de livros e inaugurou um espaço de leitura no Centro de Educação Infantil Lar da Menina, no dia 25 de outubro de 2021. A ação incentivou pais e professores da escola a doarem livros para a montagem do espaço. O projeto foi idealizado pela diretora do polo da Uninter em Tubarão (SC), Liana Cargnin.

Para Liana, a Uninter enquanto instituição de ensino tem o papel de promover qualificação e incentivo à aprendizagem, bem como à prática da leitura. “Foi criado um ambiente atrativo com recursos lúdicos, a fim de inserir as crianças no universo da leitura”, explica. O projeto contou com o talento da artista Angelita Barcelos.

A diretora do Lar da Menina, Sirlete de Almeida, agradeceu a parceria na montagem de um espaço tão importante para fomentar o hábito de leitura nos anos iniciais. “Está contribuindo para o conhecimento, imaginação e recreação necessária da criança. O ato de ler influencia de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada uma delas. Ela vai desenvolver o prazer de ler”, observa.

“A biblioteca torna esse espaço lúdico por excelência. Desde cedo a criança vai ampliando os seus horizontes. Ao contar e ouvir histórias, é o local onde a criança viaja no mundo da imaginação. Um convite à brincadeira, a desenhar, dançar e ouvir músicas. O contato com o livro possibilita o desenvolvimento da linguagem, estabelece novos padrões de raciocínio”, comenta Sirlete.

O Lar da Menina é uma instituição de ensino sem fins lucrativos, tendo como prioridade a educação infantil e assistência social. Atualmente, atende 200 crianças na faixa de 2 a 8 anos, em período parcial e integral. Além disso, existem projetos sociais voltados para crianças em vulnerabilidade ou risco social. A entidade possui 57 anos de história.

Para fazer doação de livros ou contribuir com o projeto, entre em contato com o polo: [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *