Lançado o 3º volume gratuito do livro Vozes da Pedagogia

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Os avanços tecnológicos dentro da educação nos últimos anos, principalmente durante o período da pandemia, têm gerado diversas discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem, bem como da formação de professores. Essa temática tem sido foco de estudos e pesquisas que investigam de que forma tem se dado essa nova realidade para profissionais da área e pessoas que se interessam pela ciência da educação.

Pensando nessa transformação, a diretora da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter, Dinamara Machado, junto com as professoras Gisele Cordeiro, Kellin Inocêncio e Elaine Oliveira, organizou o 3º volume do livro Vozes da Pedagogia, que pode ser baixado gratuitamente clicando no título Formação de professores em diferentes cenários. A edição é oriunda do trabalho do grupo de pesquisa “Vozes da Pedagogia e a formação docente: transitando entre a teoria e a prática nas articulações entre EAD, semipresencial e presencial”.

O lançamento do livro aconteceu durante o programa Dialética e Realidade, no dia 25.nov.2020, transmitido ao vivo através da página do Facebook da editora Dialética e Realidade. Além dos profissionais que atuam no grupo de pesquisa, os 12 capítulos contam com a participação de professores de instituições públicas e privadas que atuam na educação básica e no ensino superior do Estado do Paraná.

No prefácio, escrito pela professora Lindomar Wessler Boneti, da PUC-PR, a profissional afirma que o livro “promete trazer novos temas relacionados frente a este contexto de mudanças e à consequente emergência de incertezas e novas perspectivas. Um aspecto importante que caracteriza este livro no sentido de contribuir significantemente com a discussão do tema discutido diz respeito à pluralidade das análises que aparecem no contexto dos diversos textos que compõem o livro. Nesta obra, a diversidade do olhar teórico é bem-vinda e considerada necessária dada a complexidade da temática do estudo”.

Kellin conta que a edição articula a formação de professores com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as questões tecnológicas. Não somente para pedagogos e profissionais da área de educação, mas todos os estudantes de licenciatura, a partir de aportes teóricos e da realidade vivida dentro das escolas.

“Ficou bem bacana, porque nós temos um material riquíssimo (…) Falando de currículo, do chão da escola, dessas relações com a educação também em outras etapas, procurando dentro do nosso grupo de estudos, que traz o presencial, educação a distância, o ensino híbrido”, afirma a professora.

Elaine lembra que participar do processo de organização do material foi “uma sensação extraordinária”, devido à diversidade de atuação dos profissionais e pluralidade de percepções que eles têm a partir da rotina que vivem. Para ela, é um livro muito importante, pois possibilita ao leitor tornar-se participante do processo de transformação.

“São páginas que falam e dialogam com aquele que está lendo, e que já vem de um diálogo do grupo reunido. E cada capítulo vem realmente trazer uma crescente para aquele que vai estar usufruindo”, garante.

Dinamara afirma que “as mudanças vêm a partir do momento que o professor está participando de grupos de pesquisa. E participar tem que gerar produtos”. O exemplar, assim como todos os livros distribuídos pela editora, é disponibilizado gratuitamente e apenas de forma digital.

“Nosso objetivo é fazer com que a ciência e o conhecimento sejam democratizados. Nós temos que vencer algumas barreiras que essa sociedade capitalista nos colocou. Nós precisamos aprender a trabalhar colaborativamente e de forma cooperativa”, salienta a diretora.

A transmissão de lançamento, com o bate-papo completo das organizadoras, segue disponível para acesso, através da página do Facebook da Editora Dialética e Realidade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *