Laboratório-estúdio é espaço de aulas práticas interativas dos cursos de Ciências Biológicas

Estudantes de todo o Brasil de olhos atentos à tela do computador, acompanhando cada movimento da professora. Enquanto isso, o chat cheio de perguntas e interações para aprofundar o aprendizado. Assim foi a primeira aula prática do Laboratório de Experimentos Práticos Interdisciplinares (LEPI) oferecida aos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da Uninter no início deste ano letivo no novo laboratório-estúdio interdisciplinar no campus Divina Providência, em Curitiba (PR).

A primeira aula foi conduzida pela professora convidada Maíra Afonso com o tema “Zoologia e Cotidiano: O biólogo proativo”. A abertura ficou a cargo da diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Pereira Machado, com a participação também da coordenadora do curso de Ciência Biológicas, Renata Adriana Garbossa da Silva, além das professoras Thaisa M. Nadal e Milene Martins de Lara.

A transmissão da aula ao vivo pela plataforma Zoom possibilitou que estudantes de todo o Brasil acompanhassem a aula práticas de forma síncrona, com possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e colegas.

Além do aprendizado remoto, o laboratório também possibilita a participação de forma presencial da aula prática. Samara Medeiro é estudante do bacharelado em Ciências Biológicas, do Polo de Apoio Presencial de Guaratuba (PR), e desde cedo teve o interesse em pesquisar e seguir carreira acadêmica na área, inclusive desenvolvendo trabalhos sob a orientação da professora Thaisa Nadal.

A aluna aproveitou a oportunidade da aula prática para aprofundar seus conhecimentos e complementar a experiência prática que ela está adquirindo com o uso do Laboratório Portátil Individual (LPI) fornecido pelo centro universitário aos estudantes. “Eu me diverti muito e aprendi demais. Foi magnifica e super didática a aula da professora Maíra, amei aprender mais sobre zoologia”, destaca a estudante.

Estrutura a serviço do ensino

O laboratório interdisciplinar onde a aula foi ministrada fica no campus Divina Providência. O espaço foi idealizado para possibilitar a realização de aulas práticas que contribuem para a consolidação do conhecimento teórico adquirido nas videoaulas, livros e artigos das disciplinas. O exercício prático, além de um componente curricular obrigatório, é o momento de o estudante desenvolver competências e habilidades necessárias para a prática profissional. Todas as atividades são pensadas de forma alinhada à visão sistêmica do processo de aprendizagem em Ciências Biológicas oferecido na Uninter.

Para o ano de 2022 já estão planejadas todas as aulas práticas do LEPI no laboratório estúdio, com a participação de estudantes tanto de forma presencial quanto pela plataforma Zoom, conforme cronograma já disponibilizado para nossos estudantes e nos Polos de Apoio Presencial. Para cada aula realizada também são vinculadas questões na Atividade Pedagógica On-line (APOL), contribuindo para a consolidação da aprendizagem relacionando teoria e prática.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *