Kits de Engenharia proporcionam experiência prática aos alunos

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

Estudos realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que a cada 100 mil pessoas, em média, seis possuem formação em Engenharia.  O dado é preocupante, pois de acordo com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o número ideal seria de ao menos 25 profissionais.

O engenheiro eletricista participa de todos os processos que envolvem a energia elétrica, desde a geração, transmissão e distribuição, até a utilização. Esse profissional estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência e de máquinas. Ou seja, ele é responsável pela garantia da energia que abastece desde as máquinas de grandes empresas, até a tomada do quarto que carrega o celular.

A profissão é ideal para quem é curioso, determinado e gosta de passar horas manuseando fios e circuitos. Um desses curiosos é Erisson Rocha, técnico em mecânica, pós-graduado em Engenharia da Produção, que atualmente cursa Engenharia Elétrica na UNINTER.

O estudante destaca o interesse pela área e explica que começou o curso devido às necessidades do trabalho. “Até o momento, eu só tinha noção da parte mecânica e na minha área é essencial ter noção também de elétrica”, explica.

Pensando na necessidade de Rocha e de outros futuros engenheiros, a UNINTER disponibilizou aos alunos de Engenharia Elétrica e da Computação, kits com diversos equipamentos para que possam realizar seus experimentos sem precisarem ir até o polo.

Os kits contêm equipamentos como o multímetro (aparelho para realizar medições elétricas) e o osciloscópio (instrumento utilizado para analisar sinais eletrônicos). Esses materiais não possuem custos e foram distribuídos aos estudantes que estão cursando disciplinas a partir do 6º modulo.

Segundo Rocha, faz toda diferença e facilita o aprendizado ter um material especifico para praticar sem precisar estar nos laboratórios da instituição.  “Receber esse kit foi uma surpresa. Estou ansioso para poder utilizar o material em algum experimento”, finaliza.

Edição: Marjorie Gomes

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *