Personalidade

Júlio Ferraz, um filósofo “barra pesada”

Dedicação, persistência e força. Muita força. Estas são algumas das características que estão no cardápio de atletas dos mais variados esportes. Halterofilismo é um esporte cujo objetivo é levantar o maior peso possível. O esporte é composto por três movimentos: o agachamento, o supino e o peso morto. Como se vê, não é para qualquer um.

Há 10 anos o design gráfico da Uninter Júlio Cezar da Silva pratica o esporte. Antes, era jogador profissional de futebol no Rio de Janeiro. Chegou a jogar no México e num clube da primeira divisão da Bolívia. Mas foi no levantamento de peso que Júlio se entregou de corpo e alma. Com o nome artístico de Júlio Ferraz, em homenagem ao seu tutor, o esportista coleciona mais de 100 títulos, recordes e prêmios. O atleta já foi campeão paulista, paranaense e brasileiro. Hoje é o maior recordista em atividade.

No dia 15 de julho, em Mairinque (SP) aconteceu o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo. Recuperando-se de uma lesão na costela, Júlio participou do campeonato e ficou em 2º lugar. O atleta comentou que as maiores dificuldades enfrentadas na modalidade são as mesma de outros esportes. “Falta de espaço na mídia, pouco apoio financeiro e escassez de patrocinadores”, diz.

“Quando eu olho para trás e vejo esses números que deixei, recordes que bati e títulos que conquistei, sinto que valeu a pena. Me entreguei por completo para fazer parte da história desse esporte no Brasil e sinto de coração que valeu cada sacrifício”, destaca Júlio. Deixando de lado todos os obstáculos, ele se orgulha de sua trajetória e de tudo que já conquistou.

Mas não é só de força que o atleta é feito. Tecnólogo em design gráfico e em áudio, Júlio está terminado o curso de Filosofia. “Mente inquieta”. É assim que se refere a si mesmo. Sempre buscando coisas novas para aprender, ele diz que aproveita a facilidade em absorver assuntos diferentes para exercitar a mente, estudando coisas que toquem o seu coração.

Júlio é atleta, designer, aluno e mais recentemente iniciou uma nova fase como palestrante. Levando a ética, a moral e valores em suas palestras, ele se sente muito agradecido por poder falar sobre esses temas, pois acaba evoluindo ainda mais como profissional, aluno e cidadão.

“Busque a excelência no que faz e dê a sua vida em função das suas virtudes, esteja disposto a fazer sacríficos e não recue ante nenhum pretexto. Esse é o verdadeiro lema de um campeão”, diz. Esse é o incentivo e o recado que o atleta deixa para todos em buscam transformar um sonho em realidade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *