Jovens aprendizes recebem orientações sobre a integridade física e mental

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Por meio de parcerias com diversos setores da Uninter, o Instituto IBGPEX busca aproveitar a expertise de profissionais para que os integrantes do programa Jovem Aprendiz consigam se aprofundar nos mais variados temas, de modo interdisciplinar e transversal.

“A integração entre os setores faz parte da cultura da Uninter. Ao observarmos a formação dos jovens aprendizes, percebemos a necessidade de ofertar durante o curso diversas palestras, bem como oportunizar a eles a possibilidade de conhecer pessoas para que estes possam ampliar a sua visão sobre as profissões e suas atividades”, explica o pedagogo e instrutor do IBGPEX, Leandro Prado.

Para o módulo de saúde e segurança no trabalho, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realizou um seminário para os jovens aprendizes, no Campus Divina Providência, na manhã do dia 28 de abril. Leandro fez a abertura da palestra ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho Élcio Machado e o técnico em segurança do trabalho Wilson Silva.

O SESMT trabalha na prevenção contra acidentes de trabalho e também contra incêndios. Wilson é responsável por manter todos os equipamentos e a manutenção em dia. A equipe também atua com apoio do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Medicina do Trabalho.

“Somos uma área de suporte. Se acontecer algo que possa oferecer risco, estamos sempre juntos. Prestamos bastante serviço para o pessoal da manutenção, do administrativo, acadêmico. Fico também responsável por organizar toda essa parte da equipe, delegar algumas funções e manter toda a documentação em dia, porque temos as visitas e certificações do MEC e alguns documentos que são necessários para seguro. Tudo isso temos que deixar em dia, e a nossa equipe está sempre à frente para poder deixar essa documentação em ordem”, explica Élcio.

Os 31 jovens presentes no dia adquiriram conhecimentos sobre conceitos e mitos, legislação, equipamentos de proteção individual (EPIs), sinalização, procedimentos de segurança e casos de acidente de trabalho.

“Nosso objetivo é oferecer ao jovem uma formação ampla que vai além da formação em assistente administrativo, trazendo orientações para a vida”, salienta o pedagogo e instrutor Leandro.

No caso de acidentes, os colaboradores da Uninter contam com atendimento externo da Plus Santé, se houver necessidade. Élcio afirma que o primeiro passo é acionar a brigada para os primeiros atendimentos e encaminhamento para a sala do SESMT.

“Geralmente, nós da segurança do trabalho somos acionados para dar aquele primeiro atendimento e encaminhar ao médico. Se for acidente de trabalho, dar toda a sequência para análise, investigação e reportar esse acidente para os órgãos competentes”, complementa o engenheiro de segurança do trabalho.

Para que os jovens tivessem uma experiência mais prática, o bombeiro civil Jaime Lopes realizou um seminário com demonstração de técnicas básicas de primeiros socorros e assistência às vítimas, na tarde do dia 29 de abril.

Foram trabalhados estudos de caso; acidentes de trabalho, mitos e verdades sobre primeiros socorros, telefones úteis para atendimento e técnicas de primeiros socorros. Além dos principais conceitos sobre prevenção, acidentes e técnicas de salvamento.

“Os jovens falaram sobre como a experiência foi positiva. Muitos já ouviram falar sobre algumas técnicas e procedimentos, porém esta foi a primeira vez que puderam praticar”, conclui Leandro.

Foco na saúde integral dos jovens

Com o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social nos últimos dois anos, as desigualdades ficaram mais evidentes e fez aumentar os índices de ansiedade. As incertezas sobre o futuro cresceram, principalmente para os jovens em situação de vulnerabilidade.

A assistente social do IBGPEX, Fernanda Milane, diz que diante da situação apresentada e pesquisada, a equipe multidisciplinar do Instituto focou em realizar o acompanhamento social, pessoal e profissional do grupo, assim como o atendimento individual dos aprendizes. Desta forma, Fernanda percebeu que os jovens estavam apresentando alguns transtornos emocionais pós-pandemia.

“A partir do acompanhamento social foi possível identificar as necessidades dos jovens e, em conjunto com o coordenador pedagógico Leandro Prado, aproveitamos o tema sobre saúde mental que já estava no planejamento pedagógico para o ano de 2022. O professor convidou diversos profissionais capacitados da Uninter para conversar com os jovens”, afirma a assistente social.

Assim foi criado o projeto Tô de boa. Leandro diz que o objetivo é auxiliar os jovens quanto à sua saúde física e psicológica. “Sabemos que a juventude é momento de construção, o que exige escolhas. Por isso, auxiliar os jovens em seu processo decisório é de fundamental importância e vai além da nossa atividade profissional, evidenciando o fator humano”.

Desta forma, ainda na manhã do dia 29 de abril a médica do trabalho Eline Troian e a enfermeira Valéria Nery, ambas do SESMT, realizaram um seminário sobre os principais conceitos de saúde mental, com orientações sobre o tema. Foram abordadas questões de problemas relacionados à juventude, família e dificuldades de comunicação, saúde mental e física, depressão, esquizofrenia, bullying e suicídio.

Na oportunidade, foi aberto espaço para os jovens aprendizes sanarem dúvidas e apresentarem suas questões, o que gerou debate acerca da depressão e suas causas.

“Entendemos que este é um momento muito desafiador e cheio de escolhas importantes para eles. Assim, pretendemos ajudá-los a encontrar o equilíbrio necessário para que tomem as decisões mais acertadas e estejam preparados para o mundo”, salienta a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.

A assistente social Fernanda acredita que o projeto terá um impacto eficaz na vida deles, resultando em ações positivas no ambiente familiar, profissional e pessoal. “Esse tipo de ação só mostra como a equipe do Instituto IBGPEX se preocupa em buscar o melhor para os jovens, pois trabalhamos com seres humanos em desenvolvimento”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *