Jovens aprendizes promovem troca de conhecimento e valorização aos cuidados com a saúde

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

Outubro se foi, mas o compromisso com a prevenção dos cânceres de mama e colo uterino devem seguir durante todo o ano, assim como a atenção à saúde do homem e ao câncer de próstata, tema da campanha Novembro Azul. Com essa perspectiva, a turma do Programa Jovem Aprendiz, realizado pelo Instituto IBGPEX em parceria com o Grupo Uninter, realizou o evento Dois laços: uma só causa. Uma iniciativa voltada para a troca de conhecimento e à valorização dos cuidados com a saúde. 

O ginásio do polo Carlos Gomes da Uninter, sede do IBGPEX e local onde os jovens recebem as aulas de qualificação, em Curitiba (PR), recebeu a programação na manhã do dia 31 de outubro. Os aprendizes se dividiram em diferentes stands e dinâmicas para proporcionar maiores informações aos colaboradores da instituição que participaram do evento.  

A pedagoga do IBGPEX, Pamella Toski, conta que o evento faz parte do projeto Jovem Protagonista, que acontece a cada semestre. “É muito importante, porque eles conseguem colocar na prática tudo o que eles aprendem conosco como entidade qualificadora no IBGPEX. Toda essa parte teórica eles conseguem colocar na prática, mostrando para os gestores deles, para os colegas, para o Grupo Uninter, todas as atividades que são executadas e planejadas aqui com eles”, destaca Pamella.  

Desde a linha do tempo de preparação para a iniciativa, um quadro de mensagens, até a brincadeira de “mito ou verdade” sobre as doenças, os organizadores proporcionaram um momento educativo. Os professores Ana Paula de Oliveira e Willian Sales, ambos da coordenação de cursos de saúde da Pós-graduação da Uninter, realizaram uma palestra sobre o tema.  

Ana Paula alerta para a importância do debate e da participação dos docentes. “Achei muito legal a iniciativa deles, são assuntos delicados, muitas vezes difíceis de tratar no dia a dia, e de extrema importância. Câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer de próstata, são doenças que estão no topo das doenças neoplasias [crescimento de células que formam um tumor, seja benigno ou maligno] do nosso país, então é muito importante que eles tenham trazido essa temática”.  

Sempre presente em palestras para a turma junto de Ana Paula, Willian afirma que buscam “levar a informação de uma forma leve e esclarecedora para que esses jovens consigam depois replicar essas informações em casa. Isso para nós é gratificante, a gente vem com muita alegria representando a Pós-graduação da Uninter para fazer esse trabalho com eles”. 

A aprendiz Maria Clara Suzin, que atua na Secretaria Acadêmica do Grupo Uninter, foi líder de um dos grupos organizadores e destaca o desafio e a responsabilidade de delegar tarefas e fazer o evento acontecer. 

“Foi uma experiência muito legal, eu estou muito feliz com o resultado, achei muito interessante como ocorreu, como está sendo. Estou muito feliz que deu certo, tanto no nosso grupo quanto o evento como um todo, eu gostei muito”, diz Maria Clara.  

A instrutora de aprendizagem Maria Emilia Cervi e a assistente pedagógica Vanessa Pacheco salientaram todo o trabalho desenvolvido com os jovens nos últimos meses e garantem que o evento é resultado de um esforço coletivo de toda a turma, que, apesar dos desafios, se uniu para que fosse possível.  

Gerente de projetos sociais do IBGPEX, Resemary Suzuk encerrou o evento com uma mensagem para os jovens aprendizes, e garante que a entidade, enquanto Instituto de responsabilidade socioambiental da Uninter, buscar formá-los como protagonistas, profissionais que poderão levar adiante os valores do Grupo Uninter, que coloca em primeiro lugar o cuidado com as pessoas.  

“Que vocês entendam com esse projeto que não é tão difícil assim mobilizar a sociedade, juntar um grupo que pensa no bem do próximo e fazer acontecer. Missão dada, missão cumprida, com total sucesso. Estou muito orgulhosa, é muito bom saber que temos um grupo aqui no qual não só vemos um futuro promissor, mas que hoje já provam que são capazes”, finaliza Rosemary.  

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *