Jovens Aprendizes praticam técnicas de Karatê Shubu-Dô para defesa pessoal

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

A defesa pessoal rápida e objetiva é o principal intuito do método brasileiro do Karatê Shubu-Dô, aperfeiçoada pelo Grão Mestre Edson Carlos de Oliveira. O treinamento presente em 67 academias filiadas, foi realizado com a turma do Programa Jovem Aprendiz do IBGPEX em parceria com a Uninter. A aula aconteceu no polo de apoio presencial (PAP) Carlos Gomes, no centro de Curitiba (PR), na manhã de 05 de abril.

O Grão Mestre Edson Carlos foi acompanhado do Capitão Veterano Periguary Dias Fortes, com quem já realizou o Seminário de Segurança Pública para os jovens, além das praticantes da arte marcial, Ana Paula Jordão e Carolina Ornellas. Cerca de 30 aprendizes participaram do treinamento, com a presença da gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki, da assistente social, Fernanda Milane, e da instrutora de aprendizagem, Shirley Schade.

“A proposta foi demonstrar alguns macetes do cotidiano, para que as pessoas tenham esse conhecimento da necessidade de estarem atentas. Usar a defesa pessoal como último recurso, que é fazer a defesa e empreender fuga, e não fazer luta corpo a corpo. Dentro do Karatê Shubu-Dô, [trabalhar com os jovens] é muito importante, porque nosso grande público realmente é a criança e o adolescente. Ganhamos cada vez mais vivência, é uma troca de experiências na verdade”, explica o Grão Mestre.

Carolina é consultora de imagem e estilo, mas carregava desde a infância o sonho de fazer alguma atividade voltada para a arte marcial. A carioca se mudou para Curitiba há 12 anos e conheceu este estilo de Karatê através do marido curitibano, que já havia treinado com Edson Carlos na infância, em uma academia próxima de onde moravam. Há oito anos em treinamento, ela já conquistou a faixa preta.

“Fui fazer uma aula experimental e na segunda já estava matriculada. Tenho como proposta principal a defesa pessoal, pois se alguma situação acontecer, já sei o que fazer. É sempre bom essa troca [com os jovens], faz relembrarmos de onde saímos, porque um dia também tive meu primeiro contato e não sabia como me posicionar, como dar um soco, posicionar os dedos… É muito legal revisitar sua própria história com uma experiência dessa”, declara.

Já a advogada Ana Paula, tem o mesmo objetivo que Carolina, mas entrou recentemente no treinamento e está na faixa branca. No primeiro contato com o Karatê Shubu-Dô, ela já percebe avanços, principalmente no que diz respeito ao foco.

“No dia a dia não estamos habituados a testar a nossa força, testar os nossos limites e, ao longo do tempo, vamos entendendo o quanto é necessário. É uma das coisas que mais me chama atenção, além da socialização e a turma, que é bem bacana. Para a desenvoltura, a mobilidade, você insere mais uma atividade física e com muito foco em si mesmo e no próximo, isso é importante”, afirma.

Ana Clara Terlecki é aprendiz no setor de Cobrança da Uninter e garante que a experiência foi “incrível”. A jovem que já passou por algumas situações desafiadoras no dia a dia, diz que é uma ferramenta valiosa. “A abordagem deles não só me proporcionou algumas habilidades práticas de autodefesa, mas também uma mentalidade mais preparada e confiante. Agradeço imensamente ao curso por proporcionar essa experiência e aos professores por compartilharem seus conhecimentos, ajudando a me sentir capacitada para reagir”, salienta.

“Aprendi diversas técnicas valiosas que podem nos ajudar no dia a dia, em um caso de perigo ou quando for necessário. Foi um aprendizado muito bom, uma aula de excelente qualidade que o professor trouxe e nos ensinou. Sou grato pela oportunidade que tive e que posso levar o aprendizado para o futuro”, conclui o jovem aprendiz do Suporte Técnico da Uninter, Andrey Portella.

Evento beneficente

A cada quatro meses de treinamento, os praticantes têm a possibilidade de trocar de faixa. Ana Paula terá a oportunidade de avançar para a faixa amarela no dia 14 de abril. O evento beneficente acontece no Ginásio Gurizão, a partir das 15h, em Fazenda Rio Grande (PR), região metropolitana de Curitiba.

De acordo com o Grão Mestre Edson Carlos, são esperadas de 400 a 500 pessoas e o ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será destinado para uma organização social.

Interessados em conhecer mais e realizar os treinamentos do Karatê Shubu-Dô podem encontrar a academia filiada mais próxima no site e acompanhar o que realizam também pelo Instagram.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *