Jovens aprendizes debatem alfabetização midiática

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A facilidade de acesso à informação com o avanço tecnológico não reflete exatamente uma sociedade mais bem informada. A iminente produção e compartilhamento de dados apresenta a necessidade da alfabetização midiática e informacional (AMI). Conforme a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) afirma no Currículo para formação de professores sobre AMI, o ambiente educacional é um dos principais agentes de mudança.

O tema foi tratado com a turma 8 do Programa Jovem Aprendiz, realizado pelo Instituto IBGPEX em parceria com a Uninter. Como entidade qualificadora, o IBGPEX convidou a superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Borges, que é doutora em Educação e mestre em Educomunicação, para conversar sobre o assunto com os aprendizes. O encontro aconteceu na manhã de 14 de julho de 2023.

Também conhecido como letramento midiático, a AMI busca o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para entender a função das mídias, a condição pela qual pode exercer essas funções e também a construção de um pensamento crítico sobre os conteúdos e serviços oferecidos.

“Foi uma manhã incrível, de muita interação e participação ativa dos jovens. Eles certamente entenderam a responsabilidade da produção e compartilhamento de conteúdo, as fontes seguras para buscar conhecimento e a responsabilidade que carregam, enquanto cidadãos, de disseminar as premissas da alfabetização midiática para os que estão a sua volta”, afirma Ana Gabriela.

Gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki garante que a equipe do instituto está sempre atenta para apresentar aos aprendizes conteúdos que contribuem para o desempenho profissional, assim como para a formação enquanto cidadãos. “O debate foi fundamental para que eles sejam mais críticos em relação às inúmeras informações que recebem e consigam identificar as principais características da desinformação. Agradeço ao Instituto GRPCOM por essa parceria que para nós é tão importante”, conclui Rosemary.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen - Jornalista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *