RESPONSABILIDADE SOCIAL

Incluir é tratar as diferenças com igualdade

Mais de 40 pessoas com algum tipo de deficiência foram atendidas durante a 2ª Feira de Empregos e Profissões da Uninter no último dia 21 de julho, na Expo Renault Barigui, em Curitiba. Elas foram atendidas e cadastradas no banco de dados do Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental do Grupo Uninter. A proposta é proporcionar a essas pessoas a inclusão social através da educação e da geração de emprego.

O cadastro é usado para captação de pessoas que podem ser contratadas pela instituição, bem proporcionar a elas capacitação e cursos voltados para empregabilidade. Um deles é o programa Ser Capaz. “Só o fato de as pessoas estarem preenchendo uma ficha já é o primeiro passo para empregabilidade”, comenta Edenir Marques, auxiliar administrativo da instituição.

O IBGPEX foi representado pelos funcionários Edenir Marques, Danillo Ramos, Daniel Massaneiro, Zelia Reis, Tânia Pereira, Hermano Augusto, Marilda Boemer, José Tazza e Alaides Gama. Além de atender ao público presente, eles deram explicações sobre consciência e desenvolvimento social da pessoa com deficiência.

Uma das pessoas atendidas foi Mônica Araújo, que prestou vestibular para o curso de Direito da Uninter durante a feira e foi aprovada. Deficiente auditiva, ela explicou por meio de intérprete de Libras que a surdez se deve provavelmente um fator genético. Os pais dela são deficientes auditivos. “Barreiras existem em várias esferas da sociedade. É preciso entender e ver a pessoa surda com potenciais diferentes”, diz a nova aluna de Direito da Uninter.

 O IBGPEX

Ética, cidadania e solidariedade são valores universais. O Instituto IBGPEX tem o objetivo de inclusão social por meio da educação. Além da extensão universitária, incentivando a pesquisa e permitindo a transformação social. Atua como uma ponte entre o ensino superior e desenvolvendo soluções para a sociedade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor:  Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *