Geoterapia: o tratamento e a cura com o uso de terra

Autor: Andrew Silva Alfaro*

Desde o início dos tempos, os seres humanos usam argilas para fins terapêuticos.  Na civilização egípcia, os antigos médicos receitavam a ingestão da argila para combater inflamações e úlceras no trato gastrointestinal, e as compressas externas de lama do Rio Nilo eram usadas para o tratamento de artrites. Geo quer dizer “terra” e terapia significa “cura”, ou seja, tratamento baseado nas forças e energias da terra, utilizando minerais, metais e luz solar. Apesar de poder ser realizado a partir de diversos elementos, o tratamento mais comum no ocidente ocorre por meio da utilização da argila.

A Geoterapia faz uso de argilas para auxiliar no processo de cura e estético do corpo. O que irá direcionar os seus usos são os fins terapêuticos. Os minerais de argila têm sido usados, principalmente, em aplicações externas, como compressas ou banhos de argila, que visam curar doenças de pele e para doenças gastrointestinais simples, como diarreia, com uso interno. Além disso, as argilas também eram usadas na nutrição e na medicina veterinária e podem ser utilizadas até hoje.

O Ministério da Saúde do Brasil, há cinco anos, instituiu uma portaria 702/2018, identificada como Programa Nacional de Práticas Integrativas Complementares, também conhecidas como PNPICs.  Este programa inclui várias técnicas naturais e alternativas para promoção do bem-estar do ser humano. Dentre essas práticas, encontra-se a Geoterapia.

Para usufruir dos benefícios, antes da aplicação da argila, a pele deve estar limpa, sem filtro solar, maquiagem ou outros produtos que aumentem a barreira de interferência. Na epiderme, encontramos a queratina, que impermeabiliza a pele para prevenir a perda de água, bem como a entrada de patógenos. Por isso, sugere-se também uma leve esfoliação da pele, caso esteja intacta, para reduzir essa tensão e favorecer a penetração da argila. Esta pode ser feita com as argilas brancas, caulinitas ou cristais de quartzo; caso queira fazer com as argilas verdes e cinzas, tomar muito cuidado com peles mais sensíveis, finas, avermelhadas, pois são mais abrasivas.

Além de combater enfermidades e contribuir para melhorar a aparência da pele, a Geoterapia trata corpo e mente, aumenta a autoestima e não apresenta reações adversas. Isso acontece porque a argila, que possui a dolomita e o carvão – assim como outros elementos naturais – possuem minérios em sua composição capazes de surtir efeitos diversos.

Andrew Silva Alfaro graduado no curso de Auditoria em Saúde e pós-graduado no curso de Auditoria em Saúde pelo Centro Universitário Internacional Uninter.  É professor (tutor) nos cursos de Gestão em Vigilância em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Andrew Silva Alfaro*
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *