Formados em Saneamento Ambiental já podem obter registro no CREA-PR

Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Ocupações - Carrão

Neste mês de setembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) concedeu em deliberação de plenário a vinculação do curso de Saneamento Ambiental da Uninter a este conselho regulador da profissão. Assim, seus graduados podem obter registro profissional junto ao órgão.

O credenciamento do curso junto ao CREA é motivo de comemoração para os professores e coordenadores da instituição. A partir de agora, todo profissional formado em Saneamento Ambiental na Uninter pode realizar sua inscrição no CREA, que habilita ao pleno exercício das atividades profissionais, com poderes de assinatura, disponibilidade técnica e emissão de ART (anotação de responsabilidade técnica).

A resolução 313/1986 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) regulamenta em seu artigo 3° e parágrafo único as atribuições dos tecnólogos, dentre eles os ambientais.

“O curso de Saneamento Ambiental começou na Uninter em 2018, sendo um projeto que idealizei, pois viu-se a necessidade de formar profissionais para atuar na redução de impacto ambiental. Na minha pesquisa de doutorado, verificou-se impactos muitos graves do ponto de vista ambiental e também de saúde pública, justamente por termos o saneamento ambiental muito aquém do necessário para o bom desenvolvimento da sociedade”, diz o coordenador, Augusto Silveira, durante live transmitida pela página do curso no Facebook.

Preservar o meio ambiente e atuar em ações da saúde pública com foco na melhora da qualidade de vida e bem-estar da população são algumas das funções dos profissionais que se formam em Saneamento Ambiental. Empresas privadas, organizações e órgãos públicos de saneamento e vigilância sanitária estão entre as instituições que oferecem vagas a esse profissional no mercado de trabalho.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Rede Brasil Atual/Creative Commons


3 thoughts on “Formados em Saneamento Ambiental já podem obter registro no CREA-PR

  1. Bom dia
    Sou Tecnólogo em Saneamento Ambiental formado e 2020 pela Uninter EAD no Espírito Santo
    Posso fazer meu registro no CREA ?

    1. Pode, basta acessar o site do CREA do seu estado e verificar a documentação necessária para o registro profissional de acordo com a Lei nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966, que regula o exercício das profissões da área de engenharia. Suas atribuições serão de acordo com a ementa de disciplinas cursadas observando o previsto na RESOLUÇÃO Nº 313, DE 26 SET 1986 do CONFEA

  2. Não poder assinar um programa de gerenciamento de resíduos, um projeto de controle de poluição ambiental em que só consiste em identificar os tipos de resíduos, o manejo e destinação fiscal de cada um deles é bem frustrante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *