Feijoada solidária move Cachoeiro de Itapemirim

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Segundo dados de estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 23,7% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Desde 2018, a Ong “Mova-se”, localizada na cidade de Cachoeiro do Itapemirim (ES), promove trabalhos de assistência a pessoas com deficiência, buscando pela acessibilidade e inclusão. A idealizadora do projeto é Mônica Pitanga, que ao perceber as dificuldades e desafios pelo qual sua filha, que possui deficiência física, passava, decidiu fazer algo para mudar essa realidade.

Desde então, o “Mova-se” tem ganhado mais apoiadores e promove diversas ações, como por exemplo o “Caminhadas Diagnosticadas”, projeto que tem o objetivo de mostrar aos pedestres, comerciantes e autoridades a necessidade urgente de tornar as calçadas e demais espaços de circulação acessíveis.

Uma das voluntárias que apoiam a organização é Carla da Costa Araujo, responsável por cuidar das mídias sociais e site da Ong desde sua criação. Carla é também gestora do Polo de Apoio Presencial (PAP) da Uninter de Cachoeiro de Itapemerim.

Foi percebendo a necessidade de arrecadar fundos para a instituição que Carla decidiu realizar a “1º Feijoada Solidária do Mova-se”, no ano de 2019. O valor arrecadado pela ação foi revertido para a Ong, que conta desde então com a parceria do polo da Uninter. A gestora explica que o objetivo foi “arrecadar recursos para termos uma sede física, onde atenderemos associados com assessoria jurídica, cursos, fisioterapia, entre outros”.

Mesmo no cenário de pandemia, Carla decidiu repetir a ação e realizou no último domingo, 22.11.2020, a 2a edição do evento. “Este ano, como não foi possível que a feijoada fosse presencial, nos movimentamos para motivar as pessoas que comprassem seus kits e buscassem em um ponto de entrega. Além disso, junto com o consultor Rodrigo Matheus, elaboramos uma estratégia que possibilitou oferecer aos 200 compradores da 2a. Feijoada Solidária o acesso a 18 dos nossos cursos de extensão”, explica.

Carla destaca que a preocupação com a inclusão está no DNA da Uninter: “As aulas de nossa plataforma de Educação a Distância possuem janelas com tradução em Libras – Língua Brasileira de Sinais, atendendo às diversidades de pessoas surdas, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ser acessível para pessoas com deficiência visual, que utilizam softwares leitores de tela. Nosso polo em Cachoeiro de Itapemirim também possui toda estrutura de acessibilidade adequada ao atendimento presencial”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Cachoeiro de Itapemirim


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *