COMUNICAÇÃO

Falar bem é fundamental

Não é apenas a qualidade do conteúdo que se quer transmitir que é o suficiente para manter uma boa comunicação. Por isso a oficina a “Arte do bem falar”, promovida pelo polo Uninter de Araucária (PR), buscou conscientizar os participantes de que a saúde vocal e do corpo são muito importantes para uma comunicação positiva e eficaz.

Durante o evento, os participantes receberam dicas para realizar uma boa apresentação oral em público. Um dos assuntos abordados foi a postura corporal, como manter a voz e o corpo em equilíbrio através de uma respiração adequada.

Instrutora da oficina, a psicóloga Suzane Kruzinski mostrou também como o ato de cantar pode facilitar a articulação e o controle dos órgãos da fala, como lábios, língua, dentes e o céu da boca, ajudando assim na produção de uma oratória mais compreensível por parte do emissor.

A escolha desse tema não foi por acaso. A coordenação e os tutores fizeram uma observação cuidadosa das dificuldades que os alunos demonstram durante as apresentações dos trabalhos acadêmicos.

A oficina foi realizada nos dias 1º e 3 de abril, reunindo 50 pessoas. O polo abriu as inscrições para alunos e para a comunidade. O interesse no evento foi tamanho que em apenas dois dias as vagas já estavam todas preenchidas. A participação era gratuita, mas foi solicitada a doação de uma caixa de bombom, destinada para a campanha da Páscoa Solidária.

O evento foi realizado em parceria com o CIEE de Araucária, que disponibilizou a instrutora. Sobre a experiência, a profissional afirmou: “É muito gratificante poder dividir o conhecimento com um público ativo e preocupado em aprimorar a comunicação, que é uma ferramenta muito importante para o trabalho”.

A psicóloga também deu conselhos aos participantes. “Acreditar no potencial e utilizar a ferramenta da comunicação, como um processo natural, tanto a verbal como a não-verbal. E o treino diário como um fator muito importante”.

O resultado da oficina não foi somente na melhora da confiança dos alunos para as apresentações de trabalhos na faculdade, mas também para a vida pessoal e profissional de cada um que participou dessa experiência.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ilana Zaze – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Araucária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *