Experimentos com laboratórios portáteis marcam presença na Semana da Biologia

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

O conhecimento não é formado apenas pela teoria, deve estar aliado com a aplicação prática dos conteúdos estudados. Reconhecendo a importância da aproximação da teoria com a prática, a Uninter disponibiliza kits de Aprendizagem para seus alunos dos cursos de Engenharias, Comunicação, Saneamento Ambiental e Ciências Biológicas.

Durante a I Semana da Biologia, realizada totalmente online na página de Geociências da Uninter no Facebook, as professoras Thaisa Maria Nadal e Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha receberam 3 alunos do curso de Ciências Biológicas para a live Práticas De Apadrinhamento.

O evento foi um momento de encontro entre dois alunos veteranos, Carolina Pinheiro Santos e Lourival Felipe De Souza Oliveira, com a caloura Leticia Cordeiro Brito. Os alunos veteranos já estavam com seus kits de laboratório portátil, que são recebidos pelos estudantes após completarem um ano de curso, e aceitaram a missão de apresentar os utensílios por meio de experimentos realizados ao vivo.

Carolina, aluna de Salvador (BA), realizou a prática de observação de células da mucosa da boca. Ao utilizar a lâmina, lamínula, microscópio, espátula, pinça, pipeta, corante, água e álcool, ela explicou os processos e descreveu alguns componentes do laboratório portátil.

Lourival, estudante do polo da Uninter em Ourinhos (SP), optou por uma experiência de fermentação alcoólica com levedura. Utilizando tubos de ensaio, açúcar, fermento biológico, pipeta, água e bexigas, ele realizou todo o processo ao vivo e mostrou o resultado das lâminas do microscópio diretamente no vídeo.

Leticia está no primeiro ano do curso e ainda não recebeu seu próprio kit, mas já está realizando experimentos. Durante a live, ela reproduziu uma prática apresentada na disciplina de fundamentos de biologia: a extração do DNA humano. Para isso, utilizou o material que tem em casa, como potes de vidro, álcool 70, corante, sal de cozinha, água e detergente.

Além de demonstrar os experimentos, o momento também serviu para marcar o lançamento do programa de apadrinhamento do curso de Ciências Biológicas. Carolina e Lourival se tornaram oficialmente padrinhos de Letícia. “Estou muito feliz com meus padrinhos, estou vendo que são ótimos estudantes e poderão me ensinar muita coisa, chegaram em uma hora boa para eu aprender mais”, afirma a estudante.

Com a missão de auxiliar no desenvolvimento de atividades práticas, bem como na utilização do laboratório portátil, o projeto busca aproximar os alunos da graduação a distância. A professora Thaisa explica: “Estamos quebrando as barreiras geográficas, temos o mesmo núcleo de pertencimento. Somos Uninter e vamos ficar cada vez mais forte”.

Para saber mais sobre o projeto de apadrinhamento e acompanhar os experimentos dos alunos, acesse a gravação do evento.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *