Evite ruídos para se comunicar melhor

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

A comunicação é um processo vital na vida em sociedade. Acontece fundamentalmente com a transmissão e a compreensão de determinada mensagem. Dividida em cinco fases – emissor, mensagem, meio, receptor e feedback –, a comunicação pode sofrer ruídos ao longo do caminho. Esses ruídos podem atrapalhar o processo comunicacional ou até mesmo impedir que ele aconteça.

Para falar e ser ouvido, passar uma mensagem e ser entendido, são necessários alguns cuidados. Principalmente na área educacional, os professores precisam vencer as barreiras e, assim, alcançar uma comunicação eficaz em sala de aula. Pensando nisso, a palestra “Ruídos na comunicação: o que fazer” agregou conhecimento para os docentes do Centro Universitário Internacional Uninter durante a jornada acadêmica, na segunda semana de fevereiro.

Ministrada pela coordenadora do curso de Letras da Uninter, Paula Reis, a palestra especificou os tipos de barreiras comunicacionais: físicas, fisiológicas, psicológicas e semânticas. “Todos precisam ser compreendidos no processo comunicativo, ainda mais professores”, enfatiza a coordenadora. Empatia, postura, contato visual e expressão facial são outros pontos importantes que precisam ser lembrados para que a comunicação ocorra bem.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *