Evento divulga nova edição do Caderno Intersaberes com foco em Geociência

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

Incentivar a iniciação científica é fundamental, para promover a circulação de saberes científicos na sociedade. E quando a produção acadêmica proveniente desses trabalhos é divulgada em periódicos especializados, isso contribui para que o conhecimento vá além do espaço universitário.

‘’É a partir das publicações que os avanços científicos são comunicados. Um artigo publicado pode instigar debates, embasar palestras, fundamentar aulas e servir como inspiração para novas pesquisas científicas’’, destaca o professor da Uninter Otacílio Lopes de Souza da Paz.

Para destacar produções acadêmicas pela Uninter, foi realizado no dia 21 de setembro o evento de lançamento de mais uma edição do Caderno Intersaberes. Com o tema ‘’Geociência: conjuntura, debate e trajetória’’, discentes, egressos e professores da área das Geociências da Uninter apresentaram seus trabalhos.

‘’A produção científica é fundamental para a carreira de nossos discentes. Concursos públicos, editais de seleção em programas de mestrado e doutorado e editais de bolsas de pesquisa utilizam a produção científica do candidato para pontuação. Ainda, ter em seu currículo algumas publicações científicas, é um diferencial em seleções’’, complementa Otacílio.

O evento de lançamento contou com a presença do coordenador da área de egressos Uninter, Sidney Lara, da coordenadora da área de pesquisa da Uninter e do comitê de ética, Desiré Luciane Dominschek, e do docente na área da Geociências e organizador dessa edição do Caderno Intersaberes, André Frota.

O evento foi dividido em três sessões, sendo elas: Ensino e Pesquisa; Ambientes terrestres e aquáticos; Espaço, Território e Poder. Professores da área da Geociências atuaram como mediadores durante a apresentação de discentes e egressos. Entre as transmissões no canal do Youtube e Facebook da Geociências Uninter, foram mais de 300 visualizações. Para conferir o programa completo clique aqui.

Os trabalhos apresentados durante a transmissão foram divulgados no Caderno Intersaberes, que contou com 13 artigos científicos publicados. Entre os artigos estão projetos gerados a partir de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, programa de monitoria e trabalhos práticos disciplinares.

Durante a transmissão, a professora Desiré Luciane Dominschek destacou a importância do caderno na vida acadêmica dos estudantes. “Os cadernos são para que os alunos tenham possibilidade de participar e não entrar naquela coisa de qualis, de revistas qualificadas, em que só publica professor, mestre e doutor. Para que todos tenham oportunidade. Mesmo o iniciante na pesquisa”, destaca.

O coordenador da área de egressos da Uninter reforça a importância de acompanhar os alunos no processo de crescimento acadêmico e profissional. “Fazer sucesso a gente faz, desde que a gente tenha um processo de acompanhamento e crescimento daquilo que nós produzimos e isso tá aí, nesses cadernos maravilhosos’’, enfatiza.

Otacílio destaca também as citações para futuros trabalhos. ‘’Tão importante como publicar é se fazer citar. Os trabalhos publicados precisam ser lidos e citados em pesquisas futuras. É assim que a ciências avança. Os trabalhos publicados no caderno Intersaberes na edição com trabalhos da área de geociências tem alto potencial de serem citados, sejam por outros discentes em formação na nossa área, seja pelo público externo’’, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *