Evento discute a transformação digital nas empresas

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

A transformação digital é um processo que afeta o dia a dia de empresas de todos os setores. Inovações tecnológicas podem aprimorar o desempenho, gerando melhores resultados aos negócios e promovendo uma mudança estrutural. Para isso é preciso gestão, investimento de tempo e recursos, especialmente na formação de recursos humanos.

O evento “Impacto Digital – Negócios, Mercado e Tendências. Tudo agora é on-line?” reúne especialistas de grandes empresas e com ampla experiência para abordar assuntos como transformação digital, marketing e vendas digitais, gestão de pessoas na era digital e transformação digital em empresas americanas. O seminário é transmitido ao vivo pelo canal da Uninter no YouTube, e pelas páginas no Facebook do Grupo Uninter e Uninter USA. Realizado pela Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, o evento ocorre entre os dias 03 e 06.nov.2020.

Elton Ivan Schneider, Diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, destaca alguns fundamentos que estão na base do processo de transformação digital: “velocidade – a empresa quer tomar decisões mais rapidamente e ter certeza sobre a tomada de decisão com o uso dessa tecnologia; inteligência digital, para que eu consiga ter melhores resultados, o que normalmente depende da agilidade com que essa tecnologia é usada e implantada; e ainda alcance de mercado, o quanto que ela consegue entender clientes, necessidades, fornecedores, compartilhar informação, ou seja, o quanto que ela consegue tornar os seus ciclos de tomadas de decisão mais rápidos”, explica.

No primeiro dia do evento, Schneider ficou responsável pela mediação. A abertura contou com participação de Benhur Gaio – Reitor do Centro Universitário Internacional Uninter. Os convidados para o bate-papo sobre a transformação digital foram: Ronald Delfino, gerente de Co-Manufacturing e Digital na Divisão Técnica da Nestlé; Caíque Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault Américas e vice-presidente do Instituto Renault; e Anderson da Silva Pereira, Diretor-geral da Universia Brasil, empresa global de educação do Grupo Santander (para conferir a conversa, clique aqui).

Os palestrantes debateram como o meio digital tem impacto direto na gestão, marketing, vendas, formação de pessoas e no empreendedorismo. A transformação digital não é só aquilo que o cliente visualiza, mas também está nos processos internos. Para isso, requer investimento e treinamento, para que a tecnologia seja base desse processo de quebra de paradigma.

Entre as várias tecnologias que estão impulsionando a transformação digital, pode-se citar a cloud computing (computação na nuvem e armazenamento de informações), redes sociais (Facebook, Youtube, Twitter, Linkedin, etc), mobile (notebooks, tablets, smartphones, smartwatch e outros), inteligência artificial – AI (tecnologia que aprende com o comportamento humano e a partir disso tem interação e resposta), internet das coisas – IOT (conectar objetos cotidianos à internet), e o blockchain (segurança na de moedas digitais e troca de dados).

“O mercado financeiro vem vivendo momentos de transformações intensas, em três a cinco anos será completamente diferente de como vivemos hoje. Um novo sistema de pagamento, novo modelo de transação real-time, como o blockchain. O grande desafio é como preparar uma organização para de fato estar ágil e acompanhar essas transformações”, explica Pereira, da Universia Brasil.

Para o Diretor de Comunicação da Renault Américas, a digitalização é um desafio interno para se obter informações mais precisas. “A digitalização traz em si a necessidade de melhorar os processos, usar as ferramentas digitais modernas, transformando o negócio, resolvendo problemas que já existiam há muito tempo e trazendo novas soluções”, esclarece. Durante a transmissão, Ferreira lembrou de um case de sucesso dentro da Renault, que ocorreu em 2017. Em apenas 53 dias foi criado um canal digital de vendas para lançamento de um novo automóvel. “Um processo ágil, um trabalho em time, integrando 15 sistemas em três países, de diversos setores como Comercial, Supply Chain, Fabricação, Financeiro e Logística”, relata.

“O colaborador é o que mais conhece o processo. E ali, voltamos para a gestão de pessoas. Podemos ter uma redução de custos de um material, de um processo. Graças à revolução digital, temos acesso a diversos serviços, a solução é o que interessa, vale para o cliente ou dentro da fábrica. Ou até comprar um carro pela internet. A inovação precisa ter um fim. Com soluções e eficiência. Não precisa fazer necessariamente uma grande transformação, mas fazer pequenas experiências. Um ensaio. Em cada etapa vai evoluindo o seu produto. É preciso envolver as pessoas. Mas de toda forma é necessário que as pessoas tenham sensibilidade de identificar os caminhos. Vamos trabalhar nesse projeto que ele vai dar resultado. Soluções diferentes, pensando na ecologia e ponto de vista acessível em relação a custo para o cliente”, explica Ferreira.

Para Delfino, da Nestlé, a base está nas pessoas: “Cada pilar tem um pouco da indústria 4.0, nem tudo é necessariamente uma inovação, o principal desafio é empreender. Consolidamos um grupo que possa trazer pesquisa e inovar sobre recursos digitais e trazer para a nossa linha. Eu trouxe o time de Recursos Humanos que atende as manufaturas e estruturamos o projeto de mudança do digital para as fábricas”, exemplifica.

Para se inscrever e participar do evento Impacto Digital – Negócios, Mercado e Tendências. Tudo agora é on-line?, clique aqui. Os alunos participantes irão receber certificado de 8 horas.

Abaixo, você confere a programação completa:

04/11 – Marketing Digital e Vendas Digitais – às 19 horas (Horário de Brasília) – 5PM (horário de NY)
-Raccoon – Túlio Kehdi | Fundador e Diretor de Operações.
-OpusMúltipla- Adriana Felicíssimo | Gerente de Estratégias Digitais
-Driven.CX- Fabrizzio Topper | CEO

05/11 – Gestão de Pessoas na Era Digital – às 19 horas (Horário de Brasília) – 5PM (horário de NY)
-Randon- Valéria Neves | Gerente de Pessoas e Cultura
-FGVTN – Gerson Gonçalves | Gerente de RH
-LafargeHolcim- Vanessa Latini | Gerente de RH Corporativo
06/11 – Transformação Digital em Empresas Americanas – às 20 horas (Horário de Brasília) – 6PM (horário de NY)
-Veyebo- Jeet Mukherjee | Estrategista de preços com base em valor e CEO
-IEC Partners- Scott Sargis | Diretor Administrativo
-International Business Fellow- Felipe Morais | Executivo de desenvolvimento de negócios e empreendedor
-Mediação: International Entrepreneurship Center- Enio Pinto | Parceiro de Programas de Educação Global de Empreendedorismo e Inovação

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *