Estudantes do Amapá são aprovados em concurso público para professores

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Uma conquista profissional para exercer o papel e o caminho da docência. Durante o mês de maio de 2023, foi publicado o resultado do concurso público da Secretaria de Educação do Estado do Amapá (SEED-AP) para professores da Educação Básica e Profissional e de Pedagogia (clique aqui). Ao todo, 22 egressos dos cursos da Escola de Educação da Uninter foram aprovados no exame. Os graduandos estão vinculados aos polos da Uninter de Macapá (AP), Monte Dourado (AP) e Santana (AP).

Egressa do curso de Pedagogia da Uninter em Santana (AP), Adriele Marques Teixeira foi aprovada em terceiro lugar na modalidade de ampla concorrência para o município de Santana (AP), ficando entre as três vagas imediatas para a cidade. Ser aprovada em um concurso público sempre foi seu objetivo e, em busca da vaga tão sonhada, ela sabia que precisava abrir mão de muitas coisas. Prestou mais de dez concursos, com várias reprovações, mas sua persistência trouxe resultados positivos.

“O concurso da SEED-AP era o meu alvo principal, já o aguardava por cerca de três anos de antecedência, e o curso de Pedagogia foi de extrema importância para concretizar esse projeto. Tive a base educacional para encarar todos os assuntos no concurso. A Uninter abriu as portas para mim”, explica a pedagoga.

No entanto, Adriele ainda teve uma surpresa durante o andamento do concurso. “Quando o edital finalmente saiu, vivenciei o processo de revisão. A minha primeira prova foi realizada em outubro de 2022, passei com uma nota muito boa, tinha certeza da minha aprovação, porém, o exame foi cancelado”, diz.

A estudante teve que fazer novamente a prova em fevereiro de 2023, assim como outros 600 candidatos. “Com lágrimas nos olhos e muita disciplina continuei estudando, foram mais de 120 dias de angústia, até que chegou o grande dia, realizei pela segunda vez, uma prova extremamente complicada, cansativa e de um nível de dificuldade muito alto. Mas, Deus honrou!”, relata a egressa.

“Gostaria de agradecer imensamente a todos os profissionais da Uninter, que sempre me acompanharam na minha trajetória, sempre muito atenciosos, muito comprometidos. Sem vocês nada seria possível! Hoje, meu sonho é real!”, concluiu Adriele.

Nem a distância, nem a falta de energia elétrica pararam Francely

A dedicação e a superação dos desafios também fazem parte da trajetória da egressa de Pedagogia da Uninter, Francely Farias Brazão, vinculada ao polo de Macapá. Ela foi aprovada em 1º lugar no cargo de pedagoga em Macapá Bailique (AP). O distrito de Bailique reúne oito ilhas, com distância de 152 quilômetros de Macapá, no leste do Amapá. Ao todo, são 57 comunidades banhadas pelo rio Amazonas e 13 mil habitantes residem no local.

De acordo com a egressa, os sentimentos de ser aprovada em um concurso são inexplicáveis. Ver o nome na lista em primeiro lugar, são sinônimos de gratidão e alegria.

Francely não teve caminho fácil até essa conquista, e os aspectos de superação são inúmeros. Perdeu o pai aos 13 anos, e com 12 irmãos, tudo ficou mais difícil.

“Continuávamos os estudos ou parávamos pra ajudar no sustento da família através da venda de açaí, que é a economia local. Aos trancos e barrancos e pela misericórdia de Deus, com o apoio da mamãe e dos irmãos mais velhos continuei os estudos. Terminei o ensino médio e queria muito cursar o ensino superior. Não tinha condições de viajar à capital Macapá, pra morar e ter que arcar com gastos de aluguel, alimentos, e me informei sobre a existência da Uninter”, relata Francely.

Durante os quatro anos do curso de Pedagogia, Francely viajou de barco para a realização das provas acompanhada do filho pequeno. Para chegar lá, levava cerca de 12 horas para percorrer os 152 quilômetros de distância. Muitas vezes, só viajava com o dinheiro da passagem, depois precisava andar quilômetros a pé até o polo para fazer as avaliações. Ela concluiu o curso de Pedagogia em maio de 2018. Em abril de 2023, terminou o curso de pós-graduação em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar na Uninter.

“Nem celular tinha pra registrar um dos momentos mais felizes que era a minha formatura. Tinham cuidado e carinho. Estavam sempre a disposição em cuidar pra que tudo ocorresse bem durante o curso”, relata.

Na região do Bailique Macapá, a energia elétrica e internet apresentam instabilidade, e Francely superou dificuldades de acesso para o andamento dos estudos. Muitas das vezes, precisava ligar o gerador de energia de madrugada para fazer download dos materiais de estudo.

“Organizei um caderninho com tudo que precisava estudar, e minha disponibilidade da semana. Estudava das quatro às seis horas da manhã. O local onde trabalho é longe de casa e tenho que ficar a semana inteira, e só voltar para casa aos finais de semana. Quando eu ia até a cidade de Macapá, também baixava os materiais para estudo”, comenta.

Na primeira prova ela pontuou apenas 35 pontos, entretanto a prova foi cancelada. Houve uma confusão generalizada no dia de aplicação da prova em 16 de outubro de 2022 (clique aqui), na primeira fase do concurso os candidatos receberam a informação de um suposto desabamento, e 600 candidatos não realizaram a prova.

Com isso, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a empresa responsável pelo concurso, remarcou a prova. E desta vez, Francely acertou 38 questões, o que garantiu o primeiro lugar. Na redação, tirou a nota 8,6, o que elevou a sua posição no exame. Agora, ela aguarda a entrega de documentação e realização de exames médicos.

O exercício de ensinar

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Uninter, Gisele Cordeiro, a educação a distância possibilita a transformação social e a construção bem-sucedida da carreira profissional, sendo uma condição filosófica e pedagógica da instituição.

“Parabenizo a todos os polos de apoio presencial e aos graduandos aprovados nesse processo seletivo público, desejando que exerçam com maestria a docência, corroborando para a formação das crianças e adolescentes do estado do Amapá”, Gisele.

Além disto, Gisele reforça que a educação a distância de qualidade é sinônimo de organização, recursos e planejamento, justamente pelo desejo de preparar o graduando em aspecto teórico e de acordo com as exigências mercadológicas. São processos metodológicos e pedagógicos que associados a um corpo docente qualificado tem o objetivo de garantir uma formação sólida, desenvolvendo habilidades profissionais significativas e relevantes ao futuro profissional.

A diretora da Escola de Educação da Uninter, Dinamara Machado, enfatizou o resultado obtido e a ótima qualificação dos egressos. “Além do sentimento de alegria por ter contribuído para realização de sonhos e, de forma simultânea reafirmamos as escolhas curriculares em que o colegiado estabeleceu. Em especial, gostaria de agradecer a gestora Maria Glória da Silva e sua equipe por conseguir oferecer os cursos em regiões em oferta escassa”, afirma Dinamara.

 

Lista dos estudantes aprovados no concurso público da SEED-AP

Polo Uninter Santana (AP):

Adriele Marques Teixeira (3º lugar) – Santana (AP);

Ana Beatriz da Costa Martins (11º lugar) – Mazagão (AP);

Antônio da Silva Nascimento (24º lugar) – Santana (AP);

Joenilson Monteiro dos Santos (20º lugar) – Santana Rural (AP);

Keliane Lima de Freitas Almeida (17º lugar) – Santana Rural (AP);

Leiliane Barata Ferreira (1º lugar) – Santana (AP);

Maiara Silveira de Souza (2º lugar) – Santana (AP);

Maria Francisca Alves Silva (31º lugar) – Mazagão (AP);

Natalina Vasques de Almeida (40º lugar) – Mazagão (AP);

Renato Oliveira de Souza (9º Lugar) – Santana (AP);

 

Polo Uninter Macapá (AP):

Elisangela da Silva e Silva (196º lugar) – Macapá (AP);

Francely Farias Brazão (1º lugar) – Macapá Bailique (AP);

Ivanete Oliveira dos Santos (67º lugar) – Macapá (AP);

Jayara Claysa Pontes de Souza (1º lugar) – Amapá (AP);

Lenilza Farias Gomes (2º lugar) – Macapá Bailique (AP);

Luciane Gonçalves Rodrigues (7º lugar) – Porto Grande (AP);

Maralene Araújo Silva dos Anjos (157º lugar) – Macapá (AP);

Roberta Miliane Figueiredo Peres (153º lugar) – Macapá (AP);

Rosa Amelia Neves da Silva Mendes (24º lugar) – Mazagão (AP);

Tamila Carolini Trindade Tavares (128º lugar) – Mazagão (AP);

 

Polo Uninter Monte Dourado (PA):

Fláviana da Silva Gomes (4º lugar) – Laranjal do Jari (AP);

Marli Braga dos Santos (5º lugar) – Laranjal do Jari (AP);

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *