Estudantes de Enfermagem oferecem serviços de saúde no 34º SESC Triathlon Caiobá

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Com o objetivo de difundir e incentivar a modalidade esportiva por meio de provas de caráter educativo, cultural e inclusivo, o 34º SESC Triathlon Caiobá reuniu cerca de 1,5 mil atletas de sete estados brasileiros e do distrito federal para a competição de natação, ciclismo e corrida.

Destinado a trabalhadores e empresários do comércio de bens, serviço e turismo e público em geral a partir de 16 anos, o evento aconteceu nos dias 11 e 12 de março de 2023, na cidade litorânea de Matinhos (PR), e contou também com a participação de estudantes e monitores do curso de Enfermagem da Uninter.

Seis acadêmicos vinculados ao superpolo de Curitiba (PR) atuaram na oferta de serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, além de ações de enfermagem de prevenção, promoção e reabilitação dos atletas. Convidados pelo SESC, a participação dos estudantes de Enfermagem, apoiada por profissionais, teve como finalidade estimular o conhecimento desse núcleo, reforçando, portanto, a aquisição de habilidades necessárias para uma “prática profissional de excelência”.

“A participação dos acadêmicos em eventos públicos como esse, é importante, pois prepara o aluno para o futuro profissional no que concerne ao atendimento ao público e traz visibilidade para a profissão, demonstrando à população as práticas e relevância do enfermeiro para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde”, salienta a professora Louise Aracema Scussiato.

Estudante e monitor do curso, Pedro Nascimento garante que os estudantes aprendem tendo como base as referências, seja por meio de comportamentos ou experiências vividas e compartilhadas. Ele ainda diz que os profissionais que serão no futuro, depende dos esforços e dos conhecimentos que adquirem a partir da prática. Para Pedro, a participação no evento proporcionou essa experiência, com o contato mais próximo com as pessoas e na busca por entender as necessidades e o papel do enfermeiro na atuação social.

“Foi uma experiência única, incrível. Fiquei realmente apaixonado pelo trabalho que realizamos e vejo como fundamental para a minha formação, pois ter participado desse evento me fez refletir e sentir sobre o enfermeiro que pretendo me tornar. Quero ser o enfermeiro que nunca perca a visão biopsicossocial do ser humano. E alguém que nunca perca o amor pela profissão, que busque atuar sempre com amor e dedicação, nunca esquecendo de atuar com a técnica, de forma correta e sempre com o respeito ao próximo em primeiro lugar”, declara o estudante.

Os professores da área destacam que a prática de esportes é uma importante atividade para a promoção de saúde e prevenção de agravos, por isso o cuidado de enfermagem deve estar disposto a realizar compreensão desse aspecto e acompanhar as mudanças da sociedade, abrindo seu leque de atuação, principalmente no que se refere à atuação em atividades desportivas, sendo o esporte uma prática que promove os benefícios individuais e coletivos.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *