ESPORTE SOLIDÁRIO

Estudante prova na prática porque futebol não é só futebol

“Amar mais o próximo, tentar se aproximar mais das pessoas, até porque não podemos julgá-los”, diz Willian Kaíko, 30 anos, estudante de Jornalismo. Podemos dizer que essas são as palavras que marcam a atitude de Kaíko. Ele e sua equipe fizeram uma ação social para arrecadar alimentos e entregar para população carente da Vila Osternack, uma das regiões mais carentes de Curitiba (PR).

O estudante é proprietário da Agência K10, empresa de marketing esportivo que nasceu há um ano e meio durante uma das aulas do curso de Jornalismo da Uninter, no campus Tiradentes, na capital paranaense. Durante uma atividade em sala, Kaíko teve um insight e descobriu o que queria fazer na vida. A partir dali, passou a associar duas paixões: o jornalismo e o futebol. Hoje, realiza a divulgação de jogos de campeonato Fut7, modalidade semelhante ao futebol que é disputada com sete jogadores em quadra de grama sintética.

O negócio prosperou e Kaíko montou uma equipe, com quem arrecada alimentos entre os times e atletas que participam dos eventos da agência. A promoção mais recente foi durante os campeonatos da Copa Ouro, Liga Fut7 e Taça Paraná. Cada time tinha 16 atletas inscritos e foi solicitado a doação de um quilo de alimento não perecível no ato de inscrição. Dentro de um dos campeonatos, Kaíko promoveu uma disputa de arrecadação entre as equipes. A vencedora conseguiu 40 quilos de alimentos e ganhou uma bandeira.

A Agência K10 distribuiu os alimentos para catadores de materiais recicláveis da Vila Osternack, localizado no Bairro Sítio Cercado, zona sul de Curitiba. A equipe separou em kits com um quilo de cada produto para alcançar o maior número de pessoas.  Um dos integrantes da agência é Marjori Cordova, 21 anos, que já estudou Publicidade e Propaganda na Uninter. “O que aprendi foi ter empatia pelas pessoas”, diz Marjori.

Realidade e mudança

O exemplo vem de casa. Willian morou com seus avós na época de adolescente, pessoas simples que ajudam o próximo. Uma vez seu avô, Edmundo Gomes, 67 anos, ajudou um morador de rua. “Um dia acordei tinha um rapaz precisando de ajuda, meu avô chamou ele para tomar um café”. Ele percebeu o exemplo e a atitude seu avô.

O aluno andava pela comunidade e notou o descaso social com a população da região. Cidadãos ocultos pela sociedade. “Eles não têm o conhecimento de qual órgão competente recorrer. Muitas pessoas que têm direito a aposentadoria e não sabem”, diz. A Vila Osternack é um local onde o serviço público não chega para todos. Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), 2% da população do Sítio Cercado não tinha renda mensal em 2015.  Além disso, 46% recebem um salário mínimo ou menos que isso.

“É bastante gratificante ver esse lado humano. Eu sempre quis fazer isso”, disse Kaíko emocionado. Para ele, a agência “é mais do que futebol”. Estudante do último ano de Jornalismo da Uninter, ele produziu um vídeo com a Agência K10 sobre a ação desenvolvida na Vila Osternack. Assista abaixo:

Ação Social – É MAIS QUE FUTEBOL da Agência k10

Ação Social – É MAIS QUE FUTEBOL da Agência k10Colaboradores da Agência k10 fizeram uma ação social diferente neste sábado dia 31 de março. Realizaram entregas de alimentos aos Catadores de Materiais Recicláveis do bairro Osternack. A ideia foi reunir o maior número de alimentos entregue pelos times e atletas que participam dos eventos da k10. A ideia da K10 é além dos campos e quadras de Futebol. É levar o bem a todos possível. Agradecemos todas doações que recebemos para as famílias que ajudamos! É ótimo poder de alguma forma deixar o dia-a-dia dessas pessoas mais leves.OBRIGADO!

Publicado por Agência K10 em Domingo, 1 de abril de 2018

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *