Cultura

Estudante democratiza a cultura no bairro

Cada vez mais pessoas estão buscando promover atividades e ações que seriam, teoricamente, de responsabilidade de entidades como prefeituras e governos, como ações sociais e culturais. Foi a partir de uma ideia na cabeça, força de vontade e ajuda de voluntários que surgiu o evento “Alternativa Cultural”, que será realizado neste sábado (25) em São José dos Pinhais, promovido pelo aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Uninter Vinicius Oliveira.

“A iniciativa tem muito a ver com a minha própria vida, com a necessidade do local que eu moro e a falta de acesso à arte e à cultura. Mas acredito que o grande marco foi quando comecei a adquirir conhecimento. Senti a necessidade de compartilhar, e conversando com outras pessoas e amigos eles tinham sede da mesma coisa. Só não sabíamos como. E, a partir da busca pelo como, surgiram várias idéias”, explica Vinicius.

Esta é a terceira edição do evento que mobiliza moradores do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O idealizador do projeto conta que a motivação a cada ano ganha uma nova perspectiva. “O primeiro ano foi a sede de compartilhar os aprendizados e dar acesso à arte e à cultura. No ano seguinte, juntou com a vontade de unir os amigos e conhecido, na intensidade de quando éramos crianças, em um ambiente leve e conhecendo pessoas novas, com ideias positivas e aberta a proposta de aprender”, diz.

Ele destaca ainda que, mesmo diante de inúmeros afazeres, como a entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o que mais o motiva é não ter desistido. “Ver as pessoas participando, querendo saber mais sobre, as crianças me perguntando sobre a programação, os vizinhos dizendo ‘que horas que começa?’, os amigos querendo apresentar e ensinar sua arte. Isso me faz crer que mesmo simples e singelo tem aproximado as pessoas”, completa Vinicius.

A programação contará com a presença de três grafiteiros, além três peças de teatro, concurso de poesia, apresentação de percussão, duas bandas acústicas, apresentação do time do bairro, agricultura familiar, jogos e brincadeiras, pescaria, orientação de atividade física, corte de cabelo, mesa de arte, exposição de escultura em alimento, teatro lambe-lambe, túnel do tempo, curiosidades, xadrez e ginástica. Também haverá oficina de fotografia, breaking dance, pintura em tela, lettering (a “arte de desenhar letras”).

O evento será realizado neste sábado (25), com início às 13 horas, na Rua Henrique Bortolan, 269, bairro São Francisco, São José dos Pinhais (PR). A entrada é franca.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *