Estimulando ações sociais, curso de Administração debate produção e consumo sustentáveis

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a Agenda 2030. O plano de ação global conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que concentram diversas metas para erradicar a pobreza e promover uma vida saudável a todos até 2030. Entre os objetivos, destaca-se o 12º: Consumo e Produção, tema da mesa-redonda AdministrAÇÃO, transmitido em 15 de julho pelo curso de Administração da Uninter.

Buscando tratar de sustentabilidade para além do âmbito do conhecimento, com ações que aproximem os ODS do público, a Uninter trouxe duas empresas sustentáveis para a ocasião: a Preserve Ambiental Reciclagem de Óleo, representada por Rodrigo Reis de Almeida, um dos seus fundadores, e a Vida BR, representada pelo também fundador Rafael Studart.

A Preserve Ambiental é uma empresa que atua nos estados do Paraná e Santa Catarina, oferecendo serviço de coleta de óleo de cozinha usado e fazendo a destinação correta do resíduo para preservar o meio ambiente. A empresa foi criada em 2012 por Rodrigo e sua esposa, Juçara Ribeiro. Atualmente, conta com uma estrutura e um processamento de até 200 mil litros de óleo por mês, atendendo às exigências legais dos órgãos fiscalizadores do meio ambiente.

Já a Vida BR surgiu depois de uma campanha que o publicitário Rafael Studart realizou em Milhã, sertão cearense, chamada Vidas Secas, em alusão à obra homônima de Graciliano Ramos. Vendendo camisetas da campanha, a iniciativa conseguiu acabar com a escassez de água e alimentos da região. Depois, Rafael decidiu criar a marca e busca unir sustentabilidade e causas sociais, vendendo produtos sustentáveis para o país todo como camisetas feitas de algodão orgânico e garrafas pet.

Durante a live, os fundadores explicaram a fundo suas histórias, suas empresas junto com ações e missões que cada um deles acreditam e possam, assim, alcançar os objetivos da Agenda 2030.

Completando a mesa-redonda, foram convidados também dois alunos do curso de Administração, Cesar Fernades Nyland  e João Roberto de Oliveira Junior, para comentar seus projetos ligados à sustentabilidade dentro do curso e para responder e debater as atitudes e metas voltadas ao ODS 12. Os universitários também explicaram o projeto que produziram, conhecido como Cultiva Curitiba. O projeto produziu um evento no Passeio Público em 2019, em uma feira de orgânicos, e assim os estudantes abordavam pessoas mostrando alternativas de reutilização e trocando sacolas plásticas por sacolas sustentáveis que futuramente poderiam ser recortadas e transformadas em pequenos vasinhos para plantar as sementes que acompanhavam a sacola.

Iniciativas da Uninter

A graduação em Administração da Uninter está focada em formar gestores e administradores que pensem em mundo melhor e mais sustentável. As professoras Aline Purcote e Rafaela Almeida, durante a transmissão, lançaram a campanha do curso chamada Pequenas Ações, Grandes Transformações. A iniciativa visa à pequenas atitudes do dia a dia que possam contribuir com um mundo mais sustentável, sendo aberta para todos.

Para participar, basta realizar ações voltadas para o consumo sustentável, como separar corretamente os resíduos sólidos, dar a destinação correta aos materiais em final de vida útil, reaproveitar materiais por meio do ecodesign, reutilizar materiais ou então realizar uma compra em brechós praticando uma economia circular. As ações podem ser registradas no Padlet do evento, mediante publicação do nome e da região do participante, dos detalhes da ação realizada e uma foto comprovando a ação sustentável.

Os participantes da campanha serão sorteados com brindes pelas empresas parceiras do evento e ao longo da semana as ações serão publicadas na página do curso no Instagram. É só seguir e ficar ligado nas informações.

“Essa é a primeira live de uma série de campanhas que a gente vai fazer, cada uma delas abordando um dos ODS. Começamos com o 12º porque eu trabalho com a logística reversa, então é uma forma de incentivar a prática. A gente buscou empresas que atuassem nessa área, também trazendo os nossos alunos e o exemplo deles sobre como os projetos podem ser compartilhados com outros alunos e servir também de inspiração”, comenta Rafaela. “Aí fica o nosso desafio: pensamos em levar, além da live, essas ações”.

A apresentação pode ser conferida na íntegra clicando neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *