Especialistas atuam em diferentes frentes para promover a paz no trânsito

Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo

A efetiva diminuição do número de acidentes em vias públicas depende da decisão consciente dos cidadãos para exercer comportamentos seguros. Não se trata apenas do impulso de evitar penalidades, como as multas, mas sim de compreender a importância social de se portar de maneira correta no espaço público, contribuindo para uma convivência pacífica.

Para falar a respeito das metodologias educacionais e projetos desenvolvidos por especialistas em segurança viária, o professor Valdilson Aparecido Lopes, do curso de tecnologia em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter, recebeu para uma conversa a pedagoga, consultora educacional e observadora certificada Stefania Alvise Marcelo.

Com mais de 15 anos de experiência na elaboração e execução de projetos educacionais para o trânsito, Stefania conta que sua consultoria é abrangente, e não se limita ao atendimento de instituições de ensino e autoescolas. “Atuo em empresas públicas e privadas, do setor de transporte e outros segmentos. Já desenvolvi projetos para uma empresa de mineração e para diversos municípios. Quando trabalhamos com projetos, precisamos compreender o que nosso público-alvo precisa, entender a necessidade, se são palestras, reuniões mensais, diálogos de segurança semanais, estudos coletivos ou individuais, e entregar sempre mais”, afirma.

Segundo a consultora, a elaboração e implementação de projetos pedagógicos relacionados à educação para o trânsito depende muito do bom nível das relações interpessoais existentes no local abordado. “O consultor acaba sendo um facilitador nesse processo de desenvolvimento para a educação no trânsito. A consultoria educacional é uma estratégia para direcionar a instituição, seja pública ou privada, a enfrentar as barreiras das relações interpessoais e criar esse fortalecimento”, declara.

Stefania explica que o fracasso na implementação de ações ou projetos educacionais para o trânsito costuma acontecer quando falta qualidade nas relações humanas. “Trabalho de forma justa, ética e democrática, promovendo através de jogos e dinâmicas o exercício da sensibilização. Temas como inclusão, responsabilidade, solidariedade e empatia são colocados para a reflexão de todos. Por meio do lúdico conseguimos explorar, expressar e reconhecer o ‘eu’ no outro”, conta ela.

Valdilson reforça que é necessário ofertar a educação para o trânsito em todos os níveis educacionais, desde a pré-escola até o 3ª grau, por meio de um trabalho sistemático e contínuo, conforme determina o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro.

Dedicado a promover a redução do índice de acidentes de trânsito no Brasil, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, realiza ações educativas e de pesquisa para estimular a coexistência harmônica das pessoas dentro do sistema viário urbano. Também é reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

“A consultoria para o trânsito deve promover a reflexão e a construção de conhecimentos através de valores, como respeito mútuo, cidadania e solidariedade, estimulando sentimentos e a cooperação para a paz, tão necessária, que vem da mudança de comportamento”, conclui a convidada.

O bate-papo entre Valdilson e Stefania aconteceu durante o programa “Trânsito e Mobilidade” da Rádio Uninter, transmitido no dia 25.mar.2022. Você pode conferir a transmissão na íntegra clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


2 thoughts on “Especialistas atuam em diferentes frentes para promover a paz no trânsito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *